Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSuleiman, Miriam-
Autor(es): dc.creatorZancul, Maria Cristina de Senzi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:54:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:54:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/124700-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/124700-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approachto the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools.-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizadosnos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foianalisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental.-
Formato: dc.format289-303-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Palavras-chave: dc.subjecttemática ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectlivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamental-
Título: dc.titleMeio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.