Ensino e aprendizagem do atletismo nas escolas públicas estaduais de Bauru a partir do currículo de educação física do estado de São Paulo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPeres, Laís Tragante Leão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:53:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:53:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/124252-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000834660.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/124252-
Descrição: dc.descriptionAthletics in most of its history, turned to competition, giving it little pedagogical knowledge, prevailing knowledge grounded in records, indexes and competitions. Thus, although it is considered a classic content of Physical Education, this modality is still not widespread in schools. The present study aimed to investigate possible progress in the teaching and learning of athletics in the State Schools of Bauru from the implementation of the Curriculum of the State of São Paulo for Teaching Physical Education. We attempted to checking the perspective of teachers and students, the changes in teaching and learning as well as difficulties encountered from the deployment. To that end, we conducted survey of the theoretical and practical alternatives developed by Physical Education teachers, about athletics theme, since the implementation of the Curriculum of the State of São Paulo for the Teaching of Physical Education in 2008, in seven (7) state schools in Bauru-Sao Paulo, randomly chosen, prioritizing different regions of the county. There was the purpose of investigating, through questionnaires, interviews (applied to teachers and students), what progress has been achieved with regard to the approach of collegiate athletics in the teaching/learning process, if there are difficulties, what are these and how they could be addressed in order to improve teaching and learning in school athletics. The collected data were analyzed comparatively, before and after implementation of the Curriculum of the State of São Paulo for Physical Education, gathering and specifying negative and/or positive aspects raised by teachers and students. It was concluded that the students' knowledge of the sport has increased, but the practice of sport is still far from being normal to them, doing so is necessary to include content from the earliest school years. Teachers attribute the greatest difficulties to lack of infrastructure and materials suitable for this...-
Descrição: dc.descriptionO atletismo, na maior parte de sua história, voltou-se à competição, o que lhe conferiu pouco conhecimento pedagógico, predominando o conhecimento embasado em recordes, índices e competições. Deste modo, embora seja considerado um conteúdo clássico da Educação Física, essa modalidade ainda é pouco difundida nas escolas. O presente estudo objetivou verificar possíveis progressos nos processos de ensino e aprendizagem do atletismo nas Escolas Estaduais de Bauru a partir da implantação do Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino da Educação Física. Buscou-se, verificar, sob a ótica dos professores e alunos, as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, bem como dificuldades encontradas a partir da implantação. Para tanto, foi realizado levantamento das alternativas teóricas e práticas desenvolvidas pelos professores de Educação Física, sobre o tema atletismo, a partir da implantação do Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino da Educação Física no ano de 2008, em 7 (sete) escolas estaduais de Bauru - São Paulo, escolhidas aleatoriamente, priorizando distintas regiões do município. Houve o intuito de se investigar, através de questionários, entrevistas (aplicados a professores e alunos), quais progressos foram atingidos no que se refere à abordagem do atletismo escolar no processo de ensino/aprendizagem, se existem dificuldades, quais são estas e como poderiam ser sanadas visando a melhoria do ensino e da aprendizagem do atletismo na escola. Os dados coletados foram analisados de modo comparativo, antes e depois da implantação do Currículo do Estado de São Paulo para a Educação Física, especificando e agrupando aspectos negativos e/ou positivos levantados por professores e alunos. Concluiu-se que o conhecimento dos alunos sobre a modalidade tem aumentado, porém a prática do atletismo ainda está longe de ser habitual aos mesmos, fazendo-se portanto necessária a inclusão...-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtletismo - Regras-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEscola ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculos - Mudança-
Palavras-chave: dc.subjectAthletics - Rules-
Título: dc.titleEnsino e aprendizagem do atletismo nas escolas públicas estaduais de Bauru a partir do currículo de educação física do estado de São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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