O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorKlein, Ana Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:49:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:49:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23475-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/122625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/122625-
Descrição: dc.descriptionRecent national education policy documents have emphasized the importance of methodologies and problem-centered learning processes. The purpose of this article is to promote reflection on the problem-based learning (PBL) understood as a methodology that favors learning processes and the active role of students. PBL emerged in undergraduate medical and has been gaining ground not only in higher education but also in basic education. This conception of teaching-learning breaks with the traditional relationship teacher-student- knowledge, introducing new dynamics of relationships between subjects and those with knowledge. From this perspective the educational performance turns and brings new challenges to the teacher.-
Descrição: dc.descriptionOs recentes documentos orientadores da educação nacional vêm enfatizando a importância de metodologias problematizadoras e centradas em processos de aprendizagem. O objetivo do presente artigo é promover a reflexão sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP) compreendida como uma metodologia que privilegia os processos de aprendizagem e o papel ativo dos estudantes. A ABP surgiu em cursos de graduação da área médica e vem ganhando espaço não apenas no ensino superior, como também na educação básica. Esta concepção de ensino-aprendizagem rompe com a tradicional relação professor-aluno-conhecimento, introduzindo novas dinâmicas de relacionamento entre os sujeitos e destes com o conhecimento. Sob esta perspectiva a atuação docente transforma-se e traz novos desafios ao professor.-
Formato: dc.format288-298-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationBrazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes nacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAtuação docente-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectNational guidelines-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching performance-
Título: dc.titleO uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.