Estudo exploratório sobre o desempenho em aritmética utilizando o soroban como ferramenta auxiliar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGoia, Sidnéia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:47:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:47:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/122206-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/122206-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Matemática em Rede Nacional - IBILCE-
Descrição: dc.descriptionUnderstanding the decimal positional systemis fundamental to the construction of logical mathematicalknowledge. Throughout history, mankind has conceivedgreat inventions, among them the playful soroban the Japanese abacus. In the Land of the Rising Sun, schools had as its motto: reading, writing and arithmetic, and the latter was synonymous with soroban. After the invention of the electronic calculator, there was a competition between soroban and calculator, and the first won, proving that the Japanese abacus is a effective and fast, or more, as the new technology available. Through the soroban all the fundamental basic operations of arithmetic can be performed. This work aims to show the potential of this tool, not only as a concrete and manipulable material, but as support to the understanding of addition, subtraction, multiplication and division operations, as well as their properties. Further, there is a short account of the experience and analysis of the use of soroban as support to 7th grade students who failed in 2013. In teaching-learning process, using the principle that the teacher must seek new knowledge to his/her professional growth, students which are the focus, can also grow as the teacher believe, dare and try new materials and methodologies-
Descrição: dc.descriptionA compreensão do sistema posicional decimal é fundamental para a construção do conhecimento lógico-matemático. No decorrer da história, o homem concebeu grandes inventos, entre eles, o mais lúdico, soroban – ábaco japonês. No país do Sol nascente, a escola tinha como lema: ler, escrever e fazer contas, e este último era sinônimo de soroban. Após a invenção da calculadora eletrônica, houve um campeonato entre soroban e calculadora, e o primeiro venceu, comprovando que o ábaco japonês é tão ou mais eficaz e rápido quanto a nova tecnologia do momento. Através do soroban, é possível realizar todas as operações fundamentais, básicas da aritmética. Este trabalho tem como objetivo, demonstrar o potencial deste instrumento, não somente como material concreto e manipulável, mas como apoio na compreensão das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, assim como as suas propriedades. Ainda, há um pequeno relato da experiência e análise realizada na recuperação de 2013, com alunos do 7o ano, utilizando soroban. Acreditando que o professor deve buscar novos conhecimentos, para seu crescimento profissional, o aluno, que é o foco, também poderá crescer à medida que o professor acreditar, ousar, experimentar novos materiais e metodologias-
Formato: dc.format89 f. : il., tabs.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAritmetica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatematica - Instrumentos-
Palavras-chave: dc.subjectÁbaco-
Palavras-chave: dc.subjectMaquinas de calcular-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectArithmetic Study and teaching-
Título: dc.titleEstudo exploratório sobre o desempenho em aritmética utilizando o soroban como ferramenta auxiliar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.