Formação-Arte-Escrita: contribuições estéticas para a noção de experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBraga, Jonathan Taveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:46:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:46:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/121994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/121994-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Educação - IBRC-
Descrição: dc.descriptionSeeking to contribute to the aesthetic dimension of formation – from the perspective of the experience and as the process of producing subjectivities beyond the formal spaces of education –, this study approaches visual artist Ricardo Basbaum‟s life and creative trajectory through cartographic practice. How do Basbaum's trajectory, processes and practices contribute to the production of thoughts about other existential territories? This question circumvents the challenge of seeking contemporary artistic and inventive processes for investigating procedures that focus on policies of subjectivation: dimensions of the sensitive, present in the way one relates to the world; possibilities of singularization compared with capture and modulation devices; settings of modes of existence articulated with writing practices as an experience in itself. In addition to the literature review that mapped the referred concepts, this work was comprised of the following materials of analysis: Basbaum's testimonials on his educational path and work processes (one collected in audio form and others found in different printed and virtual media); websites maintained by the artist himself, which document his projects through various images and writings; some experiences in collective exhibitions that he participated in and materials available in these events such as posters, photographs and diagrams-
Descrição: dc.descriptionBuscando contribuir com a dimensão estética da formação – na perspectiva da experiência e como processo de produção de subjetividades para além dos espaços formais de educação –, trata-se de uma cartografia da trajetória de vida e de criação do artista das artes visuais Ricardo Basbaum. O que traz a trajetória de Basbaum, seus processos e práticas, para a produção de pensamentos em torno de outros territórios existenciais? Essa pergunta contorna o desafio de buscar os processos artísticos e inventivos contemporâneos para averiguar procedimentos que colocam em jogo políticas de subjetivação: dimensões do sensível, presentes nos modos de nos relacionarmos com o mundo; possibilidades de singularização frente aos aparelhos de captura e modulação; configurações de modos de existências atravessados por práticas da escrita como experiência de si. Para a realização deste trabalho, além da revisão bibliográfica mapeando as noções citadas, configuraram materiais de análises: depoimentos de Basbaum sobre sua trajetória de formação e processos de trabalho (um coletado em áudio e outros presentes em distintos meios impressos e virtuais); sites mantidos pelo próprio artista, os quais documentam seus projetos através de escritos diversos e imagens; algumas vivências em exposições coletivas que participou e materiais disponíveis nesses mesmos eventos, como cartazes, fotografias e diagramas-
Formato: dc.format128 f. : il.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArts-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Título: dc.titleFormação-Arte-Escrita: contribuições estéticas para a noção de experiência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.