Diferentes mídias em parceria e cooperação: grandes produtoras de identidades contemporâneas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Meire Helen Godoi de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:41:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:41:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/120057-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/120057-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this paper is to present the results of a research in the area of Discourse Analysis, to describe discourses found in the media about the identities constructed in the Second Life virtual communities network and, to find out what discursive strategies are produced by the profile “fashion in the soap operas” hosted in the Twitter micro-blogging as an attempt to have a significant number of logfiles and to discover what leads men, women and, teenagers to participate of this “fashion in the soap operas” interaction. Our corpus consists of printed media reportings that present users of Second Life and its avatars with a proposal of new identities, including the utterances produced by the profile “fashion in the soap operas” and their respective followers. The analysis of the reports and discourses are based on the work by Michel Pêcheux and Michel Foucault. The analysis have shown that the new identities, created in virtual communities network and, the profile of the followers of “fashion in the soap operas”, hosted in Twitter, are characteristically contemporary sensibilities, who take part in the truth games and in the social pressing experimented nowadays-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta resultados de pesquisa na área de Análise do Discurso, cujo objetivo é descrever discursos veiculados pela mídia sobre as identidades construídas na rede de relacionamentos virtuais do Second Life; descobrir quais as estratégias discursivas produzidas pelo perfil “Moda de novela”, inserido no “micro-blogging” Twitter, para obter um número significativo de seguidores e o que leva mulheres, homens, adolescentes, jovens empresárias a seguirem este perfil. Nosso corpus de análise é composto por reportagens da mídia impressa que apresentam usuários do Second Life e seus avatares com uma proposta de novas identidades e pelos enunciados produzidos pelo perfil “Moda de novela” e de seus respectivos seguidores. Para analisar tais reportagens e os discursos deste perfil e de seus seguidores utilizaremos o aporte teórico da Análise do Discurso derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e Michel Foucault. As análises têm evidenciado que as novas identidades possibilitadas pelo ingresso nas redes de relacionamentos virtuais e os seguidores do perfil, inseridos no Twitter, são características das sensibilidades contemporâneas e participam dos jogos de verdade e das exigências sociais da atualidade-
Formato: dc.format51 f.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Título: dc.titleDiferentes mídias em parceria e cooperação: grandes produtoras de identidades contemporâneas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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