Profissão docente, vida decente: um estudo sobre o uso do tempo no cotidiano do magistério dos anos iniciais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGomes, Gláucia de Assis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:38:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:38:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/119286-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/119286-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents an approach to time perception in the daily elementary school teachers. The research was conducted with five teachers from the public system of the Rio Claro City, São Paulo State. The methodology chosen for the preparation of the research was based on two factors: literature review and content analysis. For the literature search were used books and scientific articles, as content analysis, based on information collected from responses of teachers, research subjects, the questionnaire prepared by the researcher, also counted with the testimony in the form of narrative of these teachers (P1). In the final considerations points that all respondents have the perception of scarcity of time to carry out numerous tasks related to the practice of teaching. Also highlighted is the fact that all respondents can not separate work and personal life, as many of the jobs are taken home by integrating everyday of individual teachers, that is, their time outside the classroom-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho traz uma abordagem sobre a percepção do tempo no cotidiano de professoras do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 5 professoras da rede pública municipal da cidade de Rio Claro/SP. A metodologia eleita para a elaboração da pesquisa baseou-se em dois vieses: pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados livros e artigos científicos; quanto à análise de conteúdo, baseou-se nas informações coletadas a partir de respostas das professoras, sujeitos da pesquisa, a questionário elaborado pela pesquisadora, contou, ainda, com o depoimento em forma de narrativa de uma dessas docentes (P1). Nas considerações finais aponta-se que todas as respondentes tem a percepção da escassez do tempo para a realização das inúmeras tarefas ligadas ao exercício da docência. Também, destacouse o fato de todas as respondentes não conseguirem separar trabalho e vida pessoal, pois boa parte das tarefas são levadas para casa, integrando o cotidiano individual das professoras, isto é, seu horário fora da sala de aula-
Formato: dc.format54 f.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção temporal-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino fundamental-
Título: dc.titleProfissão docente, vida decente: um estudo sobre o uso do tempo no cotidiano do magistério dos anos iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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