Estratégia de internacionalização de empresas brasileiras: um estudo de caso do setor de carnes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFornari, Vinícius Cardoso de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:37:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:37:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/119105-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/119105-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo de examinar as estratégias de expansão das firmas brasileiras do setor de carnes (bovina, suína e avícola) para além das fronteiras nacionais a partir da literatura sobre internacionalização de empresas. Essa literatura aponta fatores como a origem do capital, o grau de internacionalização da empresa, o setor de atuação, entre outros, como importantes condicionantes que afetam esse processo. No entanto, vários desses fatores não são diretamente aplicáveis aos casos brasileiros, caracterizado por uma internacionalização tardia e, em alguns casos, rápida. Para este estudo foram selecionadas três empresas nacionais do setor de carnes que apresentam diferentes estágios de internacionalização: JBS-Friboi, Marfrig, Brasil-Foods (Perdigão e Sadia). As informações selecionadas sobre cada empresas foram reunidas em dossiês corporativos, e analisadas através de estudos de casos, permitiram examinar e comparar as estratégias globais das empresas. Os resultados permitem concluir que as duas primeiras empresas demonstram uma estratégia agressiva de internacionalização (em certa medida a primeira fazendo o papel de líder e a segunda de seguidora e, por isso, complementares em posicionamento nos diferentes mercados regionais), enquanto a terceira se mantém nas etapas iniciais desse processo, fortemente vinculadas às exportações a partir do Brasil-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectCarne - Comercio-
Palavras-chave: dc.subjectGarcia, Renato de Castro-
Palavras-chave: dc.subjectInvestimento direto estrangeiro-
Palavras-chave: dc.subjectSetor de carnes-
Título: dc.titleEstratégia de internacionalização de empresas brasileiras: um estudo de caso do setor de carnes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.