A metacognição de usuários no processo de busca da informação em catálogo coletivo de biblioteca universitária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorDal'evedove, Paula Regina-
Autor(es): dc.creatorNeves, Dulce Amélia De Brito-
Autor(es): dc.creatorFujita, Mariângela Spotti Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:35:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:35:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1794-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/117894-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/117894-
Descrição: dc.descriptionIt was observed the metacognitive trajectory of three users from a public university library the state of Sao Paulo to identify the metacognitive strategies that were used during the process of searching for information in a online collective catalog. Its configuration was based on participants' oral reports obtained by the technique of individual verbal protocol to provide an actual configuration of the task ans a closer examination of its natural recovery of information systems. The data collection sessions were recorded, and the recorded data were transcribed and categorized into four units of analyses: 1- expertise, 2-regulation, 3-assessment of knowledge itself and 4- organization of cognitive process. The results showed that knowledge of meta-cognitive strategies affects the quality of the results obtained in the process of searching for information and interferes in the way it implements retrieval on-line catalog, a fact the emphasizes the need for studies to move forward on issues meta-cognition of users of information.-
Descrição: dc.descriptionObservou-se a trajetória metacognitiva de usuários de uma biblioteca universitária a fim de identificar as estratégias metacognitivas utilizadas durante o processo de busca da informação em catálogo coletivo online. Sua configuração foi pautada nos relatos orais dos sujeitos participantes obtidos por meio da técnica do Protocolo Verbal Individual de modo a propiciar uma configuração real da tarefa e uma análise mais aproximada do seu fazer natural em sistemas de recuperação da informação. Os resultados demonstram que o conhecimento de estratégias metacognitivas repercute na qualidade dos resultados obtidos no processo de busca da informação e interferem no modo como se concretiza a recuperação da informação em catálogo online, fato que acentua a necessidade de estudos que avancem em questões relacionadas à metacognição de usuários de informação.-
Formato: dc.format25-42-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEscola de Ciência da Informação da UFMG-
Relação: dc.relationPerspectivas em Ciência da Informação-
Relação: dc.relation0,203-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognição-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de busca da informação-
Palavras-chave: dc.subjectUsuário de informação-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca universitária-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognition-
Palavras-chave: dc.subjectInformation behavior-
Palavras-chave: dc.subjectProcess of information search-
Palavras-chave: dc.subjectUser information-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity library-
Título: dc.titleA metacognição de usuários no processo de busca da informação em catálogo coletivo de biblioteca universitária-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.