O trabalho do professor da educação profissional e tecnológica de Mato Grosso: dos textos prescritivos ao agir reconfigurado nos textos dos professores

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlencar, Eliana Moraes de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:27:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:27:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/115698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/115698-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR-
Descrição: dc.descriptionPlusieurs années d’observation dans un lycée professionnel de l’état du Mato Grosso ont permis d’identifier les questions liées au travail collectif des enseignants à propos de leur agir. Afin de comprendre le travail des professeurs des lycées d’enseignement technique et professionnel et d’améliorer leur conscience de travail, les pratiques langagières qui matérialisent les éléments de l’agir de l’enseignant doivent être évaluées, en supposant que l’analyse des textes permettre de saisir comment cet agir préfiguratif se constitue et comment le métier de professeur se caractérise. Ainsi, cette recherche s’inscrit dans le champ de la Linguistique Appliquée et traite de l’agir de l’enseignant, tel qu’il est (re)défini dans les textes institutionnels (prescriptifs) et dans les productions textuelles des professeurs, selon une méthode appelée « des instructions au sosie » (ODDONE, 1981; CLOT, 2007; BULEA, 2010). Un relevée des représentations sur les éléments constitutifs de l’agir de l’enseignant a été réalisé en suivant la ligne de recherche du Groupe ALTER/CNPQ (MACHADO, 2004, 2009) qui se base sur les concepts théoriques et méthodologiques de l’interactionnisme sociodiscursif (BRONCKART, 2004, 2006, 2009), sur les réflexions et les contributions à propos de l’activité de travail et qui a recours aux outils de la psychologie du travail dans le cadre de la Clinique de l’Activité (CLOT 2001, 2007, 2010). Conjointement aux textes de IAS, trois textes institutionnels ont été sélectionnés: le contrat de travail, le règlement interne et l’Organisation Didactique. Les analyses comprennent trois niveaux de textes: organisationnel, énonciatif et sémantique (les figures de l’agir), approuvés par deux programmes d’analyse linguistique et sémantique: AntConc et Tropes (Zoom). L’objectif de la recherche était d’analyser...-
Descrição: dc.descriptionDepois de vários anos acompanhando a atuação de professores no contexto da Educação Profissional Técnica de nível médio, no Estado de Mato Grosso, emergiram questões junto ao coletivo de trabalho percebidas pelos docentes em relação à constituição do seu próprio agir. Entende-se que para compreender o trabalho do professor da Educação Profissional e Tecnológica, a fim de possibilitar uma consciência maior daqueles que o realizam, é preciso avaliar as práticas linguageiras que materializam os elementos do agir docente, pressupondo que através dos textos podemos entrever como se constitui esse agir prefigurativo e como se caracteriza o “métier” do professor. Dessa maneira, esta pesquisa se inscreve no campo da Linguística Aplicada e tem como foco o agir docente (re)configurado nos textos institucionais (prescritivos) e nas produções textuais dos professores em um procedimento conhecido como Instrução ao Sósia – IAS (ODDONE, 1981; CLOT, 2007; BULEA, 2010). Por meio dos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2004, 2006, 2009), além de reflexões e contribuições sobre a atividade de trabalho, com instrumentos da Psicologia do trabalho no quadro da Clínica da Atividade (CLOT 2001, 2007, 2010), seguindo o caminho proposto pelo Grupo ALTER/CNPQ (MACHADO, 2004, 2009) buscou-se realizar um levantamento das representações sobre os elementos constitutivos desse agir. Foram selecionados três textos institucionais: o contrato de trabalho, o Regimento Interno e a Organização Didática, paralelamente aos textos de IAS. As análises abrangeram três níveis dos textos: organizacional, enunciativo e semântico (figuras do agir), respaldadas por dois programas de análise linguística e semântica: AntConc e Tropes (Zoom). A pesquisa visou a análise das representações a respeito do trabalho do professor de EPT construídas nos e pelos textos...-
Formato: dc.format292 f. : il., gráfs. + anexo em CD-ROM-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Título: dc.titleO trabalho do professor da educação profissional e tecnológica de Mato Grosso: dos textos prescritivos ao agir reconfigurado nos textos dos professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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