A produção acadêmico-científica do Brasil na área das altas habilidades/superdotação no período de 1987 a 2011

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorChacon, Miguel Claudio Moriel-
Autor(es): dc.creatorMartins, Barbara Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:26:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:26:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X9204-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/115076-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/115076-
Descrição: dc.descriptionAmong students with special educational needs, subjects of special education, are those with high ability/giftedness, a complex phenomenon that requires the participation of education professionals and researchers to foster the potential of development of these students. In this sense, we aimed to identify and analyze thesis and dissertations that they propose to investigate the theme high ability/giftedness, verifying participation of the area of education in these studies. The study was done through a literature review, guided by the following questions: Have the researches on high ability/giftedness been growing in recent years? What is the participation of education area in those researches? What are the issues related to high ability/ giftedness addressed in Education? The results show that the institutions present an increasing trend and there is a predominance of education area in this scientific production. However, there is an imbalance between the institutions that aim to investigate the theme in Brazilian regions, as well as among the cases covered by these researches on high ability/giftedness.-
Descrição: dc.descriptionEntre os alunos com necessidades educacionais especiais, sujeitos da educação especial, encontram-se aqueles que apresentam altas habilidades/superdotação, um fenômeno complexo que demanda o envolvimento de profissionais e pesquisadores da área educacional a fim de favorecer o desenvolvimento da potencialidade destes alunos. Neste sentido, objetivamos identificar e analisar teses e dissertações que se propõem a investigar a temática das altas habilidades/superdotação, verificando a participação da área da Educação nestas pesquisas. O estudo se deu por meio de levantamento bibliográfico, norteado pelas seguintes questões: As pesquisas sobre altas habilidades/superdotação vêm crescendo nos últimos anos? Qual é a participação da área da Educação nestas pesquisas? Quais os assuntos relacionados às altas habilidades/superdotação abordados na Educação? A quais instituições estes pesquisadores estão vinculados? Os resultados nos mostram que estas pesquisas apresentam uma tendência crescente e que há predomínio da área da Educação nesta produção científica. No entanto, há um desequilíbrio entre as instituições que se propõe a investigar a temática nas regiões brasileiras, bem como entre os assuntos abordados por estas pesquisas sobre altas habilidades/superdotação.-
Formato: dc.format353-372-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationRevista Educação Especial-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotação-
Título: dc.titleA produção acadêmico-científica do Brasil na área das altas habilidades/superdotação no período de 1987 a 2011-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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