A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorDetregiachi Filho, Edson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:07:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:07:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/109214-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/109214-
Descrição: dc.descriptionEdson Detregiachi Filho busca, nesta obra, identificar e compreender as razões do altíssimo índice de evasão escolar nos cursos de educação tecnológica da rede pública, que alcança 50%, e contribuir para a formulação de políticas que possam melhorar esse cenário. O livro resulta de um trabalho de campo realizado pelo autor na Faculdade de Tecnologia de Garça, uma das mais importantes da rede de faculdades estaduais de tecnologia (Fatec). Por meio, principalmente, de questionários aplicados aos alunos e depoimentos da direção, o autor levanta as principais dificuldades que os estudantes encontram ao iniciar o curso, além de sugestões que facilitariam sua permanência na escola. Também verifica como o corpo diretor percebe o problema da evasão. A hipótese defendida é que, apesar da ideologia dominante instilar conceitos com o objetivo de forjar subjetividades apontando para a necessidade e a importância da educação profissional, os alunos se deparam com dificuldades de ordem estrutural do sistema, além das dificuldades históricas inerentes à educação profissional no país. Para o autor, o embate entre as condições subjetivas a que são conduzidos os alunos e as condições objetivas com as quais eles se defrontam, fruto das contradições do sistema social, é o principal gerador das reações que conduzem à evasão escolar.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCultura Acadêmica-
Relação: dc.relationColeção PROPG Digital (UNESP)-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/11449/144886-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Paula Souza-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Título: dc.titleA evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.