Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorViel, Silvia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:07:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:07:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/109208-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/109208-
Descrição: dc.descriptionOs professores de Matemática, assim como os que ensinam as demais disciplinas nos cursos de nível fundamental e médio, deparam com vários fatores desestimulantes:fraco desempenho dos alunos, currículos desinteressantes, deficiência na própria formação. Diante desse quadro, a autora investigou uma alternativa à formação tradicional de professores de Matemática. Ela analisa a educação a distância para tentar identificar se esse meio seria adequado para promover tanto a formação inicial quanto a continuada dos docentes da disciplina. Ela se baseia em um caso exemplar: o curso de licenciatura em Matemática a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação. O curso serve de modelo para outros cursos da UAB. A autora apresenta a implementação do projeto desde a etapa inicial, avaliando documentos e um grande volume de entrevistas, principalmente com alunos formados no curso, mas também com professores e gestores. O estudo capta diversos aspectos do curso da Cederj/UAB, como as expectativas dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, as dificuldades que encontraram, a forma como tinham acesso às aulas a distância, o comportamento diante dos colegas nos encontros presenciais e os resultados práticos da formação. As conclusões da autora incluem pontos positivos e deficiências, mas ela levanta subsídios importantes para a discussão sobre o uso do instrumento educação a distância na formação de professores de Matemática.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCultura Acadêmica-
Relação: dc.relationColeção PROPG Digital (UNESP)-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/11449/144937-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matematica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Título: dc.titleUm olhar sobre a formação de professores de matemática a distância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.