O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCarlos, Jairo Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:02:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:02:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/106679-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/106679-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Educação para a Ciência - FC-
Descrição: dc.descriptionCom esse trabalho pretendemos investigar como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em particular o Moodle e outros recursos da web 2.0, podem contribuir para a ampliação do agir comunicativo de um grupo de professores da área de ciências, em processo de formação inicial e continuada, vinculados a um grupo de pesquisa. Para tal intento, adotamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, como referencial teórico e metodológico da pesquisa, aliado ao método da investigação-ação crítica e estudo de casos múltiplos. Os dados obtidos a partir de questionários, observações, gravações em áudio, entrevista e registros das interações no ambiente virtual sugerem que assim como as interações face a face, as comunicações virtuais mediadas por computador estão igualmente sujeitas aos imperativos sistêmicos limitadores da autonomia e da ação docente. Tal constatação suscitou a necessidade de buscarmos elementos para o enfrentamento dessa situação mediante a instauração de um processo de institucionalização da racionalidade comunicativa e o estabelecimento de grupo autônomos de estudo pesquisa no ambiente escolar-
Descrição: dc.descriptionWithin this work we intend to investigate how the new information and communication technologies, as the Moodle and others web 2.0 resources, can contribute to the enhancement of the communicative action of a group of science teachers in process of pre-service and permanent education, taking part in a research group. For this purpose we adopt the Communicative Action Theory of Jürgen Habermas as the main theoretical and methodological framework, associated with the critical action research method e multiple case studies method. The data obtained through questionnaire, observation, audio recording, and interactions among people in the virtual environment suggest that, as face to face interactions, virtual communication mediated by computers equally submitted to systemic imperatives that limit the teacher's autonomy and action. That fact arose the importance of searching elements to fight this situation through the instauration of a process of institutionalization of the communicative rationality and the establishment of autonomous research groups in the scholar environment-
Formato: dc.format245 f. : il.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHabermas, Jurgen, 1929--
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectMoodle (Programa de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais compartilhados-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino gerenciado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Título: dc.titleO desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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