Análise prospectiva do desenvolvimento do produto nas indústrias automobilísticas de veículos comerciais instaladas no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorKubo, Pablo Yugo Yoshiura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T21:01:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T21:01:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/106432-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/106432-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Engenharia Mecânica - FEG-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal desta Tese é analisar prospectivamente as tendências sobre as estratégias mundiais de desenvolvimento dos veículos comerciais frente aos cenários nacional e internacional atuais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa usando o método Delphi, que consiste em regular, sistematicamente, a apresentação de perguntas acerca de um determinado problema a um grupo de especialistas. Para um levantamento mais abrangente optou-se por aplicar os questionários a três grupos distintos: Acadêmicos, Executivos das montadoras de veículos comerciais e Executivos das indústrias de autopeças. É possível concluir, após a análise dos resultados, que o Brasil possui atualmente uma posição confortável na comercialização de caminhões e ônibus, além de certa autonomia no desenvolvimento desses veículos em relação às empresas matrizes. Adicionalmente destaca-se que poucos foram os argumentos que justificariam mudanças desse cenário até o ano de 2018, porém há claras deficiências – como ausência de profissionais (engenheiros) qualificados no mercado e necessidade de maior intercâmbio entre empresas e Universidades - que devem ser analisadas e superadas de modo a garantir ao Brasil a sustentabilidade no desenvolvimento deste tipo de produto.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this Thesis is to present a prospective analysis about the tendencies of the world wide strategies of commercial vehicles’ development, in relation to the current local and international scenery. It has been done a research by using the Delphi method, which consists to regulate, systematically, the presentation of questions about a specific problem to a group of specialists. In order to guarantee more representative data, it has been adopted three distinct groups: Academics, OEMs Managers and OEM´s suppliers Managers. It is noticeable, after the data’s analysis, that Brazil has nowadays a comfortable status on the commercial vehicles’ market and also a good autonomy on product development. The specialists presented few arguments that could justify the modification of this scenery up to 2018, although there are clear evidences – like lack of qualified engineers on Brazilian market and the necessity of a better exchange of knowledge between the OEMs and Universities – that must be analyzed and suppressed, in order to guarantee the Brazilian product development sustainability in this segment.-
Formato: dc.format145 f. : il.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVeiculos-
Palavras-chave: dc.subjectDelphi, Metodo-
Palavras-chave: dc.subjectDelphi Method-
Palavras-chave: dc.subjectCommercial Vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectProduct Development-
Título: dc.titleAnálise prospectiva do desenvolvimento do produto nas indústrias automobilísticas de veículos comerciais instaladas no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.