A coleção de leitura escolar: série Thales de Andrade (1928-1964) : reflexões sobre leitura escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorStanislavski, Cleila de Fátima Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T20:57:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T20:57:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/104798-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/104798-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Educação - FFC-
Descrição: dc.descriptionEsta Tese de Doutorado tem como objetivo analisar a constituição de um modelo de leitura escolar instituído pela Coleção de Leitura Escolar: Série Thales de Andrade da Companhia Editora Nacional. Os livros que a compõe são Ler Brincando, Espelho, Vida na Roça, Trabalho, Saudade, Campo e Cidade e Alegria, do autor Thales Castanho de Andrade. Os livros eram destinados para o ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras, no século XX. Apresentam características similares entre eles instituindo um modelo de leitura escolar apresentado e agrupado na coleção, definindo-se a partir das idéias educacionais, sociais e culturais do início do século XX. O modelo de leitura era voltado para as escolas isoladas rurais daquele momento. Para a análise foram estudadas a materialidade dos livros (Chartier); documentos editoriais no que se refere às políticas de aquisição dos livros entre Estado e editora; na busca dos leitores pretendidos, encontrados na análise dos dados da editora, do autor e dos próprios livros; e o mercado editorial. Segundo Roger Chartier (1991), suporte teórico-metodológico desta Tese, a metodologia está focada na compreensão, manipulação e estudo de textos, impressos de formas variadas, em seu contexto histórico e social, estudando-se o próprio texto e os impressos que lhe dão suporte. Dessa forma buscou-se compreender o texto a partir dos protocolos de leitura e reconstituir o processo pelos quais o livro adquire sentido considerando as relações estabelecidas entre três pólos: o texto, o objeto que lhe serve de suporte e a prática que dele se apodera. Este trabalho permite entender quais as características dos livros que compõe a Coleção e as formas pelas quais ela institui um modelo de leitura escolar. Este modelo estava presente nas características dos livros, em sua materialidade, assuntos e temas, disposição e desenvolvimento dos textos...-
Descrição: dc.descriptionThis doctoral thesis aims to analyze the constitution of a school reading model established by the Reading School Collection: Series Thales de Andrade of “Companhia Editora Nacional”. The books that comprise it are: “Ler brincando”, “Espelho”, “Vida na roça”, “Trabalho”, “Saudade”, “Campo e cidade”, and “Alegria”, from author Thales Castanho de Andrade. The books were intended for teaching and learning in Brazilian schools during the twentieth century. They present similar characteristics among them, instituting a school reading model presented and grouped in the collection, defined from educational, social and cultural values of the early twentieth century. The reading model was designed for isolated rural schools at that time. For the analysis we studied the materiality of books (Chartier); editorial documents regarding policies for acquisition of books between the State and the publishing house; in the search of intended readers, found in the data analysis of the publisher, the author and the books themselves; and the publishing market. According to Roger Chartier (1991), theoretical-methodological support of this Thesis, the methodology is focused on understanding, handling and study of texts, printed in various forms, in their historical and social context, studying the text itself and the folders that support it. Thus, it was sought to understand the text from the reading protocols and to reconstitute the process by which the book makes sense considering the relations among three poles: the text, the object supporting it, and the practice that takes it. This work allows understanding the characteristics of books that make up the Collection and the ways in which it establishes a school reading model. This model was present in the characteristics of books, in their materiality, issues and themes, layout and development of texts and in the educational... (Complete abstract click electronic access below)-
Formato: dc.format204 f. : il. color.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAndrade, Thales Castanho de-
Palavras-chave: dc.subjectLivros de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLivro escolar - História - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura escolar - Modelo-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Reading-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook History-
Palavras-chave: dc.subjectSchool reading model-
Título: dc.titleA coleção de leitura escolar: série Thales de Andrade (1928-1964) : reflexões sobre leitura escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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