A formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlmada, Francisco de Assis Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T20:57:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T20:57:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/104797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/104797-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionUnidade Ffc-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Educação - FFC-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo analisar as implicações decorrentes das políticas educacionais nos processos de apropriação e objetivação, concernentes à formação do professor para a educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário, localizado na cidade de Imperatriz-MA, na região Tocantina. A pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais destacando a educação infantil como um dos direitos fundamentais da criança pequena. A coleta de dados deu-se através de um estudo do projeto político pedagógico do referido curso, através da análise documental, e também de entrevistas com professores e alunos. A teoria Histórico-Cultural, que concebe o desenvolvimento humano como decorrente das apropriações e objetivações realizadas pelo sujeito, forneceu o quadro teórico de referência tanto para a coleta dos dados como para análise dos mesmos. Esse referencial baseou-se nos trabalhos, principalmente de Vigotski e Leontiev. Assim, a categoria principal de análise foi o trabalho. Pela análise do projeto político pedagógico do curso constata-se que as políticas educacionais manifestam-se nos princípios que norteiam a formação do professor através das teorias da reflexividade e do aprender a aprender. Verifica-se, também, que o curso não tem uma concepção definida de criança e educação infantil, cujos conteúdos contemplados nas ementas das disciplinas voltadas para a educação infantil levam a adoção de práticas de escolarização pelos professores, filiando-se mais com a formação para o ensino fundamental do que com a educação infantil. Os dados coletados junto aos professores e alunos evidenciam, por um lado, que a maioria dos professores reproduz, em suas ações, as concepções teórico-metodológicas postas no projeto do curso sem ter uma compreensão das...-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to analyze the implications, which happen from the educational policies in the processes of appropriation and objectification, concerning the formation of the teacher for the infant education in the pedagogy course at a college center, which lies in Imperatriz - MA, a city in the Tocantina region. The research becomes inserted in the field of the educational policies by outstanding the infant education as one of the fundamental rights of the kid. The methodological proceedings have been based upon the historical and dialectical materialism, where the data survey has been held by means of the pedagogical political project study of the referred course, also, by means of the documental analysis as well as interviews with both teachers and students. As it deals with a dialectical character research, the Historical Cultural theory, which conceives the human development as a consequence of the appropriations and objectifications achieved by the person, has provided the reference theoretical table both for the data survey and for the analysis of them. This reference has been based upon the works, mainly Vigotski´s and Leontiev´s. So, the analysis categories have been activity, appropriation and objectification. By the analysis of the data, which have been surveyed from the pedagogical political project of the course, one verifies, that the educational policies manifest in the principles, which lead the formation of the teacher by means of the theories of reflexivity and learning how to learn. One verifies, too, that the course does not have a definite conception either of kid or infant education, whose contents, which are contemplated in the syllabus of the subjects turned to the infant education, carry out to the adoption of schooling practices by the teachers, having more affinity with... (Complete abstract click electronic access below)-
Formato: dc.format170 f.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher formation-
Título: dc.titleA formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia de um centro universitário: uma análise a partir da teoria histórico-cultural-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.