História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Geórgia Stefânia Picelli Laubstein-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T20:55:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T20:55:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/104394-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/104394-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Geografia - IGCE-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como principal objetivo compreender a institucionalização do Ensino de Geografia como uma área de pesquisas e a contribuição da professora Lívia de Oliveira nesse processo. Nossas investigações utilizam a metodologia proposta pela História Oral, a qual nos ajudou a trabalhar com as entrevistas realizadas com a professora Lívia. Os relatos biográficos da professora Lívia, são, portanto, o ponto de partida de nossas análises. No decorrer da pesquisa procuramos discutir temas sobre a Geografia e seu desenvolvimento como uma disciplina acadêmica e escolar, bem como a participação da professora Lívia na estruturação de uma vulgata para o Ensino de Geografia no contexto histórico e social estudados. As reflexões presentes nesta pesquisa nos mostram a existência de uma relação muito importante entre a produção acadêmica da professora Lívia e sua busca por inserção e manutenção no âmbito acadêmico. Tal consideração é para nós relevante pois nos ajudou a estabelecer diversos vínculos entre sua atuação docente e o desenvolvimento das pesquisas sobre a geografia da sala de aula-
Descrição: dc.descriptionThis research has as main objective to understand the institutionalization of Geography Education as an area of research and the contribution of teacher Livia de Oliveira in the process. Our investigations using the methodology proposed by the Oral History helped us to work with the interviews with teacher Lívia. The biographical accounts of teacher Lívia , are, therefore, the starting point of our analysis. In the course of research we seek to discuss themes of geography and its development as an academic discipline and school, as well as the participation of teacher Livia in structuring a vulgate for teaching geography in historical and social context. The reflections on this research show us the existence of a very important relationship between the academic production of teacher Livia and her quest for insertion and maintenance under academic. Such consideration is relevant for us because helped us to establish several links between his acting teacher and the development of research about the geography of the classroom-
Formato: dc.format241 f.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectOliveira, Livia de-
Palavras-chave: dc.subjectGeography - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria oral-
Palavras-chave: dc.subjectPublicações cientificas-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Historia-
Título: dc.titleHistória do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.