A compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCasanova, Prazeres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9993-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9993-
Descrição: dc.descriptionAtas do XXVI Colóquio da Afirse Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2019.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa refletir sobre a compreensão leitora, princípios e diferentes estratégias a usar antes, durante e após a leitura de textos com recurso a outros espaços educativos, nomeadamente as tecnologias de Informação e comunicação. O mundo desenvolve-se em torno de linguagens. O mundo pula e avança com textos oficiais, mas também com pensamentos escritos nas diferentes plataformas das redes sociais (Twiter, Facebook,…). A compreensão leitora constitui um processo complexo de nível superior, fundamental para a aquisição de conhecimento no espaço educativo formal, o não formal e no informal. Não é raro ouvirmos alguém retratar-se: as palavras ditas, não significavam para o autor a interpretação dada pelos leitores/recetores. Nos alunos, a problemática da compreensão é muito importante, por vezes não compreendem o que leem, não conseguindo realizar aprendizagens significativas, nem responder assertivamente nos momentos de avaliação formativa ou sumativa. As dificuldades de compreensão leitora gera incapacidade de análise, reflexão, triangulação de dados, síntese e formulação de juízos críticos gerando iliteracia. Por vezes, os alunos, ao serem questionados, não respondem corretamente, contudo, verifica-se que sabiam os conteúdos, mas não entenderam a questão formulada. Realizámos um pequeno estudo exploratório com uma amostra de conveniência para aferirmos das diferentes estratégias utilizadas na compreensão leitora. Poderemos concluir que os princípios da compreensão leitora estão presentes, assim como a ocorrência de estratégias antes, durante e após a leitura de textos de diferentes géneros literários. Os professores terão, no espaço educativo formal, a missão de ajudar os alunos a serem leitores autónomos capazes de em espaços não formais e informais compreenderem a mensagem na sua plenitude. Parece-nos que quanto maior for o grau de atenção e de concentração dos alunos, maior será a sua capacidade de aquisição de competências de compreensão leitora.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAFIRSE Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Relação: dc.relationwww.afirse.ie.ul.pt-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão leitora-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço formal e informal-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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