Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9986-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34624/id.v12i3.20079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9986-
Descrição: dc.descriptionProdução científica integrada na Investigação do Pós-doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. Projeto acolhido pela UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta- Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02-
Descrição: dc.descriptionSob o lema “Wikipedia belongs to education”, a Wikimedia Foundation criou em 2010 o Programa Wikipédia na Educação e, neste, o Programa Wikipédia na Universidade. Tendo-se iniciado em 2011 em língua portuguesa, entendeu-se importante mapear e meta-analisar os cursos implementados desde então, para responder à seguinte questão principal: O que nos dizem os cursos do Programa Wikipédia na Universidade inscritos na plataforma da Wikipédia Lusófona? Concretamente, esta problemática enquadra um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, de natureza mista, integrando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste campo de ação, adotou-se o MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®, como instrumento analítico-metodológico, sustentado simultaneamente pela análise documental e a análise de conteúdo. Assim, o presente artigo assume-se como um recorte de um estudo mais amplo e tem como principal finalidade descrever o suporte metodológico que deu corpo à referida investigação. Neste contexto, após darmos conta das questões e objetivos específicos norteadores do estudo, daremos conta do suporte teórico inerente ao sistema metodológico de análise, nomeadamente o MAECC®, a análise documental, a análise de conteúdo, bem como o contexto, o corpus e o instrumento de análise. Por último, identificamos a forma como se articulam as próprias questões definidas na investigação com o modelo metodológico MAECC®, na implementação que efetivamos para meta-analisar os 92 cursos que integram o Programa Wikipédia na Universidade da comunidade lusófona entre 2011 e 2018.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA),-
Relação: dc.relationhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20079/14583-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Wikipédia na Educação-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade lusófona-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior universitário-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento e sistematização de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectMAECC®-
Título: dc.titleMeta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®-
Título: dc.titleMeta-analysis of the lusophone page of the Wikipedia in University Program: proposal of a methodological system based on MAECC®-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.