Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9986 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20079 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9986 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica integrada na Investigação do Pós-doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. Projeto acolhido pela UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta- Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02 | - |
Descrição: dc.description | Sob o lema “Wikipedia belongs to education”, a Wikimedia Foundation criou em 2010 o Programa Wikipédia na Educação e, neste, o Programa Wikipédia na Universidade. Tendo-se iniciado em 2011 em língua portuguesa, entendeu-se importante mapear e meta-analisar os cursos implementados desde então, para responder à seguinte questão principal: O que nos dizem os cursos do Programa Wikipédia na Universidade inscritos na plataforma da Wikipédia Lusófona? Concretamente, esta problemática enquadra um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, de natureza mista, integrando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste campo de ação, adotou-se o MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®, como instrumento analítico-metodológico, sustentado simultaneamente pela análise documental e a análise de conteúdo. Assim, o presente artigo assume-se como um recorte de um estudo mais amplo e tem como principal finalidade descrever o suporte metodológico que deu corpo à referida investigação. Neste contexto, após darmos conta das questões e objetivos específicos norteadores do estudo, daremos conta do suporte teórico inerente ao sistema metodológico de análise, nomeadamente o MAECC®, a análise documental, a análise de conteúdo, bem como o contexto, o corpus e o instrumento de análise. Por último, identificamos a forma como se articulam as próprias questões definidas na investigação com o modelo metodológico MAECC®, na implementação que efetivamos para meta-analisar os 92 cursos que integram o Programa Wikipédia na Universidade da comunidade lusófona entre 2011 e 2018. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), | - |
Relação: dc.relation | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20079/14583 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Wikipédia na Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade lusófona | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento e sistematização de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | MAECC® | - |
Título: dc.title | Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC® | - |
Título: dc.title | Meta-analysis of the lusophone page of the Wikipedia in University Program: proposal of a methodological system based on MAECC® | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: