Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9985-
Descrição: dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).-
Descrição: dc.descriptionO estudo sustenta a primeira implementação em Portugal do Programa Wikipédia na Universidade, correspondendo nomeadamente à fase de diagnóstico, e pretende compreender como professores e estudantes do Ensino Superior Português percebem e usam a Wikipédia em contextos educacionais. Metodologicamente optou-se por uma abordagem mista e foram desenvolvidos dois questionários, disponibilizados online. Foi possível concluir que professores e estudantes acedem e têm uma conceção positiva relativamente à Wikipédia. No entanto, ainda é raro seu uso em práticas educacionais. Os alunos o adotam para trabalhos académicos e não académicos, e os professores o utilizam para pesquisa de informação não académica. Quanto à sua credibilidade, para os estudantes é fácil presumir a correção dos artigos na Wikipédia; por parte dos professores, há alguma reserva. Em suma, embora as conceções e práticas de professores e estudantes sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente no ensino superior.-
Descrição: dc.descriptionThe study sustains the first implementation in Portugal of the Wikipedia Program at the University and intends to understand how teachers and students of Portuguese Higher Education perceive and use Wikipedia educational contexts. Methodologically, a mixed approach was chosen, and two questionnaires were made available online. It was possible to conclude that both teachers and students access and have a positive conception regarding Wikipedia. However, it is still rare its use in educational practices. The students adopt it for academic and non-academic work, and the teachers use it for research of non-academic information. As for its credibility, for the students the correctness of the articles in Wikipedia is easily assumed; on the part of the teachers, there is some reservation. In short, although the conceptions and practices of teachers and students are favorable to Wikipedia, more training will be necessary so that it can be consistently integrated in Higher Education.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInternet Latent Corpus Journal-
Relação: dc.relationhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1651/14682-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectWikipédia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior online-
Palavras-chave: dc.subjectPerceções e práticas-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes e estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectWikipedia-
Palavras-chave: dc.subjectOpen education-
Palavras-chave: dc.subjectOnline higher education-
Palavras-chave: dc.subjectPerceptions and practices-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers and students-
Título: dc.titleWikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.