Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria da Glória Soares Lopes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9963-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9963-
Descrição: dc.descriptionRepensar, renovar, inovar, são termos cada vez mais presentes no discurso de autores, nos desígnios da tutela da educação e nas palavras de ordem da sociedade civil, quando o tema é a melhoria da escola e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Mudança que se acredita possível se sustentada na ação, direta e indireta, das lideranças escolares, da supervisão pedagógica e da inovação na escola. O interesse em conhecer a supervisão pedagógica em prática na escola pública portuguesa, como é que as suas lideranças intermédias (coordenadores de departamento curricular), enquanto supervisores pedagógicos, afetam, ou não, o desenvolvimento da escola e dos seus professores e, ainda, sobre o que existe de inovador nas práticas dessas lideranças, levou-nos à investigação da qual resultou esta tese. O estudo assumiu uma metodologia de natureza qualitativa com design de estudo de caso, e como técnicas de recolha de dados a análise documental, as narrativas escritas e o inquérito, que foi desenvolvido por aplicação de entrevistas semiestruturadas e de entrevista em grupo (focus group). A investigação, realizada num agrupamento de escolas, na área metropolitana do Porto, escolhido por conveniência, revela, principalmente, que a implementação da supervisão pedagógica ainda não se constitui como uma prática efetiva no quotidiano do agrupamento, existindo, porém, observação de aulas pelos pares, embora de forma esporádica e pouco consolidada, sem um referencial que oriente essas observações. Os coordenadores de departamento, apesar de incentivarem as práticas supervisivas, não se envolvem na sua consecução de uma forma deliberada e intensiva.-
Descrição: dc.descriptionRethinking, renewing, innovating, are terms increasingly present in the authors’ speech, in the goals, purposes of education and in the mottoes of the civil society, when the subject is the improvement of school and, consequently, the learning capacity of students. Change is believed to be possible if sustained by action, direct or indirect, of school leadership, pedagogical supervision and innovation in school. The interest in getting to know pedagogical supervision in practice in the portuguese public school, how its middle leaderships (heads of department), as pedagogical supervisors, affect, or not, the school’s development and its teachers and also about what exists of innovation in the practices of such leaderships, led us to the investigation which resulted in this thesis. The study has been carried out by using a qualitative nature methodology with a case study design and, as data collection techniques, the documental analysis, the written narratives and inquiry, developed by the application of semi-structured interviews and group interviews (focus group). The investigation, carried out in a school, in the Porto metropolitan area and chosen by convenience, mainly reveals that the implementation of the pedagogical supervision has not yet been constituted as an effective practice in the day-to-day of this school, however, the observation of classes by the peers exists, notwithstanding in a sporadic and shortly consolidated way, without a referential to guide these observations. Although encouraging the supervision practices, the heads of departments do not get involved with its achievement in a deliberative and intensive application.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLideranças intermédias-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenadores de departamento-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectInovação na escola-
Palavras-chave: dc.subjectMiddle leaderships-
Palavras-chave: dc.subjectHeads of departments-
Palavras-chave: dc.subjectSupervision-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisor-
Palavras-chave: dc.subjectSchool innovation-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleLideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.