Realidade aumentada e ubiquidade: articulação entre educação formal e não formal no ensino das Artes Visuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorMendes, António Quintas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9950-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9950-
Descrição: dc.descriptionO reconhecimento do impacto que as Tecnologias Digitais provocam na educação, nomeadamente na criação de novos espaços de construção do conhecimento, remete para a importância do seu estudo nos atuais e diversos contextos educativos. Nesse âmbito, a utilização da Realidade Aumentada (RA), quando espoletada pelos dispositivos móveis, reconhecidos como responsáveis e impulsionadores da descentralização da escola, adquire maior preponderância e permite acrescentar novas dimensões aos ambientes e experiências de aprendizagem. Este enquadramento encontra o seu sentido de investigação quando aplicado na articulação entre os tradicionais contextos educativos - Educação Formal - e os espaços educativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento - Educação Não Formal. Neste estudo propõe-se a criação de recursos e experiências que permitam aprofundar os desafios e as oportunidades que a RA possibilita no (re)desenho de processos de ensino e aprendizagem ubíqua e perceber se estas novas formas de visualização de informação e imersão virtual em cenários reais criam oportunidades de ligação entre os diferentes contextos de aprendizagem de Artes Visuais. Reconhece-se a importância da tecnologia na implementação de novas estratégias e dinâmicas em contextos educativos, no entanto, urge a reflexão sobre os desafios que as tecnologias emergentes apresentam aos professores, alunos e representantes dos espaços educativos não formais na dinamização de atividades e desenvolvimento de recursos que promovam a aproximação entre as diferentes estruturas educacionais.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ubíqua-
Palavras-chave: dc.subjectEducação formal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal-
Palavras-chave: dc.subjectArtes visuais-
Título: dc.titleRealidade aumentada e ubiquidade: articulação entre educação formal e não formal no ensino das Artes Visuais-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.