O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCabral, Pedro Barbosa-
Autor(es): dc.creatorMendes, António Quintas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9949-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9949-
Descrição: dc.descriptionTrabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D)-
Descrição: dc.descriptionSendo a Educação Online, o Blended Learning, o Ensino a Distância e genericamente a Aprendizagem em Ambientes Virtuais, modalidades em franca expansão torna-se necessário identificar princípios pedagógicos e critérios de sustentabilidade, de eficácia e de eficiência orientadores do desenho de cursos online. Nesse contexto, T. Anderson, a partir da clarificação dos tipos básicos de interação online (Professor-Estudante; Estudante-Estudante e Estudante-Conteúdos) desenvolveu o chamado Teorema de Equivalência da Interação. segundo o qual níveis importantes de aprendizagem significativa e profunda podem ser desenvolvidos desde que uma das três formas de interação seja de nível elevado. Neste estudo procuramos avaliar essa hipótese fazendo variar o desenho de cursos online a partir de cada um daqueles tipos de interacção bem como analisar o rácio custo-tempo/tipo de interacção. Os resultados preliminares vão ao encontro de alguns dos dados já encontrados anteriormente e outros resultados vão um pouco mais longe, em aspetos ainda não validados anteriormente, dando maior sustentabilidade ao TEI.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação online-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTeorema da Equivalência da Interação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho de cursos online-
Título: dc.titleO Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminares-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.