Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Maria da Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Gaspar, Ivone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9948 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade de Liderança Educacional da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). | - |
Descrição: dc.description | A diversidade de veículos para a aquisição de conhecimento e a sua facilitada disponibilização e banalização tendem, por vezes, a fragilizar a função de ensinar, dada por excelência à instituição escolar. Acontece que nenhum desses veículos ocupa o espaço da escola substituindo-a e, ainda menos, desempenha a função do professor. A finalidade maior da escola é a aprendizagem efetiva e real reconhecida não só na aquisição de conhecimentos mas também no desenvolvimento de capacidades, aptidões e, em particular, de competências. Contudo a escola não deve nem pode ignorar esses veículos mas sim integrá-los na racionalidade da sua utilização, potenciando a aprendizagem pretendida. Entende-se que a aprendizagem será melhor conseguida se for partilhada e distribuída através da relação multilateral. Nesse sentido, assume-se o paradigma interpessoal como gerador da comunidade que se dispõe a aprender, em ambientes recriados e reforçados pelas tecnologias de informação e comunicação. Seleciona-se o blogue como uma ferramenta que tem a particularidade de motivar a intervenção, lançando desafios que conduzem à interação. Assim, esta comunicação desenvolve-se em torno de três pontos que se sequenciam e interligam: o paradigma interpessoal, a aprendizagem colaborativa e o blogue, recorrendo a um estudo exploratório e descritivo. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradigma interpessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | - |
Título: dc.title | O blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: