O blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria da Glória-
Autor(es): dc.creatorGaspar, Ivone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9948-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9948-
Descrição: dc.descriptionTrabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade de Liderança Educacional da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).-
Descrição: dc.descriptionA diversidade de veículos para a aquisição de conhecimento e a sua facilitada disponibilização e banalização tendem, por vezes, a fragilizar a função de ensinar, dada por excelência à instituição escolar. Acontece que nenhum desses veículos ocupa o espaço da escola substituindo-a e, ainda menos, desempenha a função do professor. A finalidade maior da escola é a aprendizagem efetiva e real reconhecida não só na aquisição de conhecimentos mas também no desenvolvimento de capacidades, aptidões e, em particular, de competências. Contudo a escola não deve nem pode ignorar esses veículos mas sim integrá-los na racionalidade da sua utilização, potenciando a aprendizagem pretendida. Entende-se que a aprendizagem será melhor conseguida se for partilhada e distribuída através da relação multilateral. Nesse sentido, assume-se o paradigma interpessoal como gerador da comunidade que se dispõe a aprender, em ambientes recriados e reforçados pelas tecnologias de informação e comunicação. Seleciona-se o blogue como uma ferramenta que tem a particularidade de motivar a intervenção, lançando desafios que conduzem à interação. Assim, esta comunicação desenvolve-se em torno de três pontos que se sequenciam e interligam: o paradigma interpessoal, a aprendizagem colaborativa e o blogue, recorrendo a um estudo exploratório e descritivo.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectParadigma interpessoal-
Palavras-chave: dc.subjectBlogue-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Título: dc.titleO blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.