Ensino da matemática em contexto online no ensino superior: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGomes, Estela-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorRamos, Maria Rosário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9941-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9941-
Descrição: dc.descriptionA Matemática e a Estatística constituem áreas de conhecimento com uma elevada complexidade, possuem uma terminologia muito particular o que potencia a existência de obstáculos na aprendizagem de conteúdos; esta constatação revela-se ainda mais evidente quando falamos em ensino online dadas as suas particularidades. A escassa informação sobre o ensino da Matemática/Estatística a nível académico superior induziu um interesse acrescido em investigar questões de teor pedagógico afetas ao seu ensino em ambientes virtuais de aprendizagem, em particular no 2º ciclo de estudos da Universidade Aberta Portugal (UAb). Na unidade curricular onde o estudo foi realizado os estudantes eram provenientes de diferentes países. Este artigo tem como objetivo primordial apresentar as conclusões provenientes de uma investigação cuos dados foram recolhidos através de observação direta, da aplicação de um questionário aos estudantes e uma entrevista à docente responsável por uma unidade curricular de um mestrado em oferta na UAb.-
Descrição: dc.descriptionMathematics and Statistics are highly complex fields of knowledge, with extremely specific terminology, which constitute some of the factors that may lead to obstacles in learning about contents; these concerns become even more applicable in the context of online education, in view of its particular characteristics. The scarce level of research on the subject of Mathematics/Statistics education in higher education has motivated additional interest in researching pedagogic issues with regard to education in a virtual learning environment, particularly in the second study cycle of the Universidade Aberta Portugal (UAb). The students involved in this study come from different countries. This article has its primary objective to present the findings from an investigation whose data were collected by means of direct observation, a survey submitted to students and an interview with the professor responsible for a curricular unit of a master's degree taught at UAb.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem da estatística/matemática-
Palavras-chave: dc.subjectModelo pedagógico virtual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning statistics-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual learning model-
Título: dc.titleEnsino da matemática em contexto online no ensino superior: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.