Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Terezinha | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Thialgo | - |
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9940 | - |
Descrição: dc.description | O artigo teve como objetivo levantar pesquisas acadêmicas sobre literacia digital na educação, no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), no periodo de 2008 a 2013. A pesquisa, de natureza exploratória, foi desenvolvida usando procedimentos e técnicas da bibliometria. Os resultados apontam uma pequena produção, com escala crescente nos ultimos anos, distribuida em diversos autores. As proposições para as literacias situam-se nas habilidades e competências para atuar com tecnologias digitais no ensino secundário, educação básica, ensino sénior (idosos) e na universidade, com profissionais, professores e alunos, todavia, não contemplam a formação de estudantes de cursos de graduação e a formação continuada de professores. Consideramos que há desafios à universidade visando desenvolver as literacias de professores e estudantes para atuar com tecnologias digitais em acordo com suas práticas sociais e, também, que o tema literacia digital permanece em aberto para novas investigações e proposições. | - |
Descrição: dc.description | The article aims to survey academic research on digital literacy in education, in the Open Access Science Repository of Portugal (RCAAP), from 2008 to 2013. The research, exploratory in nature, was developed using bibliometrics procedures and techniques. The results show a small production, increasing in recent years, distributed by various authors. Proposals for literacies are situated in the skills and competencies to work with digital technologies in secondary education, basic education, senior education (for the elderly) and at university, with professionals, teachers and students, however, they do not include the training of undergraduate students and the continuing education of teachers. We consider that there are challenges to the university in order to develop the literacies for teachers and students to work with digital technologies in accordance with their social practices, and also that the topic of digital literacy remains open for further investigation and proposals. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracies | - |
Título: dc.title | Literacia digital: panorama das pesquisas no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) | - |
Título: dc.title | Digital literacy: overview of research in the Open Access Science Repository of Portugal (RCAAP) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: