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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Paz, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9938 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9938 | - |
Descrição: dc.description | Nesta comunicação propomo-nos apresentar os processos pedagógicos e resultados da adaptação de um modelo pedagógico colaborativo na docência de uma Unidade Curricular (UC) online que, sendo comum a vários cursos, agregava várias turmas numa só turma virtual de grandes dimensões. Tendo em conta que o actual paradigma do elearning, após gerações em que se privilegiou a interação individual com os conteúdos e/ou professor, tem a sua mais-valia na promoção de uma comunidade virtual de aprendizagem assente nas interacções colaborativas online entre os estudantes, o problema que se levantava era como o fazer de modo frutífero numa turma de grandes dimensões. As estratégias utilizadas passaram pela utilização de pequenos grupos e pelo privilegiar das interacções entre estudantes face às interacções com o professor e os conteúdos, para o desenvolvimento da aprendizagem. Sobre este último ponto, apoiámo-nos no Teorema da Equivalência das Interacções (TEI) de Terry Anderson que afirma que níveis elevados (quantitativos e/ou qualitativos) de um tipo de interação podem compensar níveis menos elevados de outros, mantendo-se uma aprendizagem de qualidade. Como modelo de referência, tanto em termos de Instructional Design como de avaliação da UC, utilizámos o quadro teórico e metodológico da Comunidade de Investigação (Community of Inquiry), desenvolvido por Randy Garrison, que promove um nível elevado de presença social, cognitiva e de ensino para a prossecução de um ensino-aprendizagem online de qualidade. Os resultados da aplicação do inquérito da Comunidade de Investigação aos estudante, mostraram um nível positivo de avaliação, tendo em conta a dimensão da turma e o contexto da de pouca experiência online dos estudantes, com as implicações que isso pode ter sobre as suas concepções do que caracteriza a docência online. Apesar da distribuição do ensino-aprendizagem na comunidade, verificámos que o workload docente se manteve, mesmo assim, a níveis elevados. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade de investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo colaboativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teorema da equivalência das interacções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Presença de ensino | - |
Título: dc.title | Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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