Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Morais, Diana | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Maria João | - |
Autor(es): dc.creator | Spilker, Maria João | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9937 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9937 | - |
Descrição: dc.description | Site ECO: https://project.eco-learning.eu/ ; Site EMMA: https://platform.europeanmoocs.eu/ | - |
Descrição: dc.description | Os Cursos Online Massivos Abertos (Massive Open Online Courses, MOOCs) têm vindo a provocar alterações nas instituições de ensino superior, obrigando à definição de novas metas e uma reflexão profunda sobre a forma de ensinar reconhecendo as oportunidades potenciais inerentes a estes cursos. O presente trabalho pretende sublinhar o significado e a importância de um módulo de ambientação/familiarização no âmbito de um MOOC como um elemento diferenciador de qualidade dos MOOCs oferecidos pela Universidade Aberta no âmbito de dois projetos europeus. Este módulo pretende ser uma introdução ao MOOC, promover a interação entre os participantes e fornecer informação sobre a estrutura e objetivos do curso e as características da plataforma social. O objetivo do estudo de caso consistiu na avaliação da importância do módulo de ambientação e o contributo do papel desempenhado pela equipa de facilitação para a experiência de aprendizagem nestes MOOCs.As mensagens disponibilizadas nos diferentes espaços (Curtas, Blogs e Fórum) foram analisadas. os resultados apontam para a importância atribuída a este módulo para o desenvolvimento do sentimento de grupo e da comunidade de aprendizagem. Contudo, será necessário um maior número de investigações na perspetiva do participante contribuindo para o sucesso da aprendizagem no contexto dos mOOCs. | - |
Descrição: dc.description | This project has received funding from the European Union's Competitiveness and Innovation framework Programme under grant agreement no 621030. Projeto ECO (Elearning, Communication, Data); Projeto EMMA - European MOOCs | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | iMOOC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto ECO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto EMMA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades de prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::05:Igualdade de Género | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Interação social e participação num iMOOC:o papel e contributo do BOOTCAMP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: