Integração dos dispositivos móveis táteis nas rotinas diárias dos seniores: o efeito da formação na sua apropriação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Carina-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9914-
Descrição: dc.descriptionEste estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Através duma metodologia Design-Based-Research o estudo, organizado em 4 fases, investigou como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem (Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural), tendo em conta as áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais, concluindo-se que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to contribute to the reduction of digital inequalities and to a more effective participation of the elderly in the digital society, through the use of mobile devices, given their characteristics and functionalities. Through a Design-Based-Research methodology the study, organized in 4 phases, investigated how to promote the appropriation of tactile mobile devices (DMT) by seniors in different learning scenarios (Urban Learning Scenario and Rural Learning Scenario), taking into account the areas identified in the literature and according to their interests, such as the purpose of designing a prototype of a Training Model suitable for the use of DMT in their daily activities. The results show that after the workshops, the seniors of both scenarios, used DMT, essentially, in the areas of leisure, health and wellbeing, communication and socialization and creation of digital content, concluding that the prototype of the Training Model adopted proved to be adequate.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherADIE, Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa-
Relação: dc.relationhttp://iecom.adie.es/index.php/IECom/article/download/333-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSeniores online-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos móveis táteis-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de apropriação de tecnologías móveis-
Palavras-chave: dc.subjectDBR-
Palavras-chave: dc.subjectOnline seniors-
Palavras-chave: dc.subjectTouch mobile devices-
Palavras-chave: dc.subjectAppropriation of mobile technologies-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::05:Igualdade de Género-
Palavras-chave: dc.subjectODS::03:Saúde de Qualidade-
Título: dc.titleIntegração dos dispositivos móveis táteis nas rotinas diárias dos seniores: o efeito da formação na sua apropriação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.