A biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: o caso de uma escola secundária na Área Metropolitana do Porto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNovo, Ana-
Autor(es): dc.creatorJorge, Ana Magda de Oliveira Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9859-
Descrição: dc.descriptionA investigação que desenvolvemos tem por base um dos pressupostos para o sucesso educativo dos alunos: o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os docentes das diversas disciplinas. Muitos são os estudos internacionais que revelam a importância que a estreita colaboração entre a biblioteca e os docentes tem no desenvolvimento de competências no domínio da literacia da informação. Investigadores como Haycock (2003) ou Ross Todd (2002) apoiam-se em trabalhos de investigação que atestam o impacto da Biblioteca Escolar (BE) no processo de aprendizagem dos alunos. Urge, portanto, fomentar uma relação de cumplicidade para que se discutam, planeiem e realizem atividades que tornem o processo de ensino aprendizagem mais profícuo, dotando os alunos de ferramentas que lhes permitam aprender a aprender e a serem utilizadores autónomos e críticos da informação. O que se constata, no entanto, nas nossas escolas, é que a maioria dos docentes, embora cientes da necessidade de dotar os alunos de competências em literacia da informação, ainda não veem a biblioteca como parceira privilegiada para realizar um trabalho colaborativo nessa área. A articulação com os departamentos curriculares é ainda pontual, e circunstanciada, e desenvolvida, maioritariamente, com os departamentos curriculares da área das Humanidades. Foi da observação desta realidade que nasceu esta investigação através da qual pretendíamos compreender a forma como os docentes de uma determinada escola percecionam e se relacionam com a biblioteca. Paralelamente, refletimos sobre a implicação das lideranças (de topo e intermédias) na promoção e desenvolvimento de elos entre os departamentos curriculares e a biblioteca escolar. Para alcançar o objetivo delineado, desenvolvemos uma investigação que se enquadra num estudo de caso, elegendo como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário e a entrevista. A partir da análise dos resultados pretendemos perceber as dinâmicas instituídas na escola selecionada e apontar algumas diretrizes para o futuro com vista à mudança de práticas e constituição de comunidades de trabalho colaborativo promotoras de sucesso educativo.-
Descrição: dc.descriptionThe investigation project that we propose to undertake is based in one of the assumptions to the educational success of students: the collaborative work between the school library and the various subjects’ schoolteachers. There are several international studies that reveal the importance that the tight collaboration between the library and teachers has in the development of skills in the domain of the information literacy. Researchers such as Haycock (2003) or Ross Todd (2002) are supported by investigation work that demonstrate the impact of the School Library (SL) in the students learning process. Hence, it is urgent to promote a relationship of complicity so that activities are discussed, planned and executed that make the learning process more successful, providing students the tools that will allow them to learn how to learn and to be autonomous users and critics of information. However, what is observed in our schools is that the majority of teachers, although aware of the need to equip students with information literacy skills, do not yet perceive the school library as a partner to undertake a collaborative work in this area. The coordination amongst departments is still occasional, circumstantial and developed, vastly in the subject areas in the Humanities. It is from the observation of this reality that this investigation project is created in which we aim to understand the way teachers of a certain school perceive and relate with the library. In parallel, we intend to reflect upon the influence of curriculum and administrative leaderships (directors and department heads) in the promotion and development of links between subject area departments and the school library. To reach the outlined objective, we have developed an investigation that fits in a case study, having as instruments the data collection done by interview and questionaries’ inquiries. From the analysis of the results, we intend to understand the established dynamics in the selected school and point out some guidelines for the future seeking a change in practices and the constitution of collaborative work communities that will promote educational success.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor bibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectÁrea Metropolitana do Porto-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian-
Palavras-chave: dc.subjectCollaboration-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative work-
Palavras-chave: dc.subjectOporto Metropolitan Area-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: o caso de uma escola secundária na Área Metropolitana do Porto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.