Memória e imaginário medievais em quatro relatos de conquista

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Autor(es): dc.contributorDias, Isabel de Barros-
Autor(es): dc.creatorMarcante, Isabel Maria Pessanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9851-
Descrição: dc.descriptionTendo como base quatro narrativas medievais de conquista – o relato epistolográfico De Expugnagtione Lyxbonnensi, A Conquista de Lisboa aos Mouros, os poemas narrativos Quomodo sit capta Sanctarem ciuitas a rege Alfonso comitis Henrici filio, a Tomada de Santarém e a Tomada de Alcácer do Sal, Quomodo capta fuit Alcaser a Francis e, por fim, a crónica sobre a conquista definitiva do Algarve, Coroniqua de como Dom Payo Correa Mestre de Santiago de Castella tomou este Reino do Algarve aos Moros - este trabalho pretende analisar o imaginário e a memória ali fixados por escrito, considerando que os textos são também a expressão de mentalidades e do imaginário veiculados através da produção de imagens visuais contidas nos textos, encontrando-se aliados a certas intenções e inseridos num determinado contexto histórico. As imagens transmitidas pela narrativa permitem também a consolidação de certos ideais e tratando-se, como no presente trabalho, de textos referentes a batalhas de conquista que ocorreram em diferentes momentos dos chamamentos às Cruzadas, eles permitem transmitir também imagens de uma gesta e de acontecimentos que eram a celebração de determinados ideais e valores praticados ao serviço da Fé.-
Descrição: dc.descriptionBased on four medieval narratives of conquest - the epistemolographic account of Expugnagtione Lyxbonnensi, The Conquest of Lisbon to the Moors, the narrative poems Quomodo sit capta Sanctarem ciuitas a rege Alfonso comitis Henrici filio, the Capture of Santarém and the Capture of Alcácer do Sal, Quomodo capta fuit Alcaser a Francis and, finally, the chronicle of the final conquest of the Algarve, Coroniqua de como Dom Payo Correa Mestre de Santiago de Castella tomou este Reino do Algarve aos Moros - this work aims to analyse the imaginary and memory fixed in narratives, considering that texts are also the expression of mentalities and collective imaginary that are transmitted through the production of visual images and that they are coupled to certain intentions and inserted in a certain historical context. The images transmitted by the narrative also allow for the consolidation of certain ideals and, as in the present work, we are looking at texts referring to battles of conquest that occurred at different times of the calls to the crusades, these texts also transmit images of a gesture and deeds which were the celebration of certain ideals and values practised in the service of faith.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa histórica-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectIdade Média-
Palavras-chave: dc.subjectCrónicas (História)-
Palavras-chave: dc.subjectCruzadas-
Palavras-chave: dc.subjectMentalidade-
Palavras-chave: dc.subjectMiddle Age-
Palavras-chave: dc.subjectChronicles-
Palavras-chave: dc.subjectCrusades-
Palavras-chave: dc.subjectImaginary-
Palavras-chave: dc.subjectMentalities-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleMemória e imaginário medievais em quatro relatos de conquista-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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