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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bidarra, José | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Ana Rita Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9813 | - |
Descrição: dc.description | O Síndrome de Asperger é um Transtorno do espetro Autista que afeta as capacidades de comunicação e de relacionamento.Crianças e jovens com síndrome de Asperger exibem dificuldades no relacionamento social e interessam-se de um modo intenso por matérias muito específicas.Em muitos casos uma intervenção especializada orientada para os aspetos comportamentais é fundamental para melhorar as competências sociais.Contar histórias é uma forma de melhorar uma série de aspetos como aprender comportamentos e respostas socialmente apropriadas, no passado através da forma oral, nos dias de hoje, aproveitando a tecnologia e seus elementos audiovisuais, sons, música, animações.O objetivo deste projeto visa a construção de uma narrativa digital (digital storytelling) como estratégia educacional no trabalho com jovens com Síndrome de Asperger, abordando situações de interações sociais, contribuindo assim com uma ferramenta para terapeutas e pais para tentar melhorar comportamentos. Neste projeto são descritos os processos de construção de uma narrativa digital com características audiovisuais, abordando a conceção e suas falhas, as correções, e a implementação terapêutica sempre acompanhado pelos psicólogos. O estudo empírico permitiu verificar que após a visualização dos episódios as reações dos jovens foram bastante positivas, eles mostraram motivação e muitas vezestornou-se um fator de discussão sobre os assuntos abordados.A utilização dedigital storytelling veio colmatar a falta de material didático que o pessoal especializado refere, podendo também ser utilizado por pais e familiares. Esta história levanta a necessidade de produção de outros contos sociais adaptados a outras idades e género diversos, a ser visualizados num ambiente adequado. | - |
Descrição: dc.description | Asperger Syndrome is an Autistic Spectrum Disorder that affects communication and relationship skills. Children and young people with Asperger's syndrome exhibit difficulties in social relationships and are intensely interested in very specific matters. In many cases, a behavioral-oriented intervention is fundamental to improving social skills. Storytelling is a way to improve in many aspects such learning behaviors and socially appropriate responses, in the past through the use of oral form, today, taking advantage of technology and its audiovisual elements, sounds, music, animations. The objective of this project is the construction of a digital storytellingas an educational strategy for young people with Asperger's Syndrome, approaching situations of social interactions, thus contributing with a tool for therapists and parents to try to improve behaviors. In this project are described the construction processe of a digital narrative with audiovisual characteristics, approaching the conception and its failures, the corrections, and the implementation in therapeutic context always accompanied by the psychologists.Through an empirical study it was possible to verify that after observing the storyepisodes and the young people’s positive reactions to them, the use of digital storytelling triggered motivation and often became a reason for discussion about the subjects addressed. The use of digital storytelling was able to overturn the lack of teaching material that specialized stuff referred to and could also be used by parents and family. This story raises the need to produce other social stories adapted to other ages and gender and to be viewed in an adequate environment. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Asperger | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contador de histórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção educativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social stories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Digital storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger : a história do Marco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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