Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jorge, Nelson | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9807 | - |
Descrição: dc.description | O potencial da Web 2.0 na aprendizagem é evidenciado por diversos autores sublinhando-se entre outras, as possibilidades de autoria, partilha e construção colaborativa do conhecimento em espaços sociais. Caracterizando-se pela possibilidade dos seus utilizadores criarem e recriarem conteúdos, em espaços sociais, interactivos que se adaptam às preferências dos utilizadores por se encontrarem em estado de perpetual beta, são também suportadas na ―arquitectura de participação‖. São os utilizadores que contribuem para esta nova Web, revelando uma inteligência colectiva pela sua contribuição. Este estudo procura abordar a utilização de ferramentas Web 2.0 no ensino online como potenciadoras de ambientes sociais interactivos e culturais, promovendo uma aprendizagem em contexto. O estudo realizou-se com estudantes de um curso de mestrado em e-Learning que participaram numa actividade sobre a temática Web 2.0 onde caracterizaram este conceito e exploraram várias destas ferramentas. A actividade foi planeada e desenvolvida segundo os princípios do design instrucional para a criação e gestão de contextos de aprendizagem numa perspectiva construtivista, no conceito Web 2.0 e na utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes online. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos estudantes ao longo da actividade revelaram que as ferramentas Web 2.0 potenciam a comunicação, interacção, colaboração e socialização, promovendo uma aprendizagem em contexto. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextos de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | eLearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Título: dc.title | Contextos de aprendizagem 2.0: conteúdo versus contexto na utilização de ferramentas Web.2.0 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: