Agência Latino-Americana: um contributo para a história das agências de notícias em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSales, José das Candeias-
Autor(es): dc.creatorMota, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9798-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9798-
Descrição: dc.descriptionNo âmbito do Projecto de Investigação intitulado Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939), na área da Recepção da Antiguidade, dedicado à identificação, recolha e análise das notícias publicadas nos periódicos portugueses sobre a descoberta e escavação do túmulo de Tutankhamon, confrontámo-nos com a necessidade de aprofundar o nosso conhecimento sobre a realidade da imprensa portuguesa nas décadas de 20 e 30 do Século XX, designadamente no que respeita às agências de notícias. Neste domínio, acabámos por detectar algumas lacunas e/ ou imprecisões que, por terem implicação na nossa investigação de base, procurámos compreender e solucionar. Isto verificou-se, por exemplo, com a Agência Radio, de Alejo Carrera Muñoz, mas também com uma outra agência noticiosa, supostamente portuguesa, para além da Radio, sobre a qual a bibliografia é igualmente omissa ou pouco rigorosa: a Agência Latino-Americana. Apesar de ter uma presença constante nos jornais portugueses durante cerca de um ano – entre o fim de 1921 e o fim de 1922 –, aquela que, segundo os nossos dados, é, de facto, a primeira agência de notícias portuguesa, não só nunca é identificada como tal, como até parece ter passado totalmente despercebida aos estudiosos da matéria. Assim, tendo como fontes essenciais os jornais da época (principalmente portugueses, mas também brasileiros) e alguns dados esparsos que a investigação permitiu recolher, procuraremos reconstituir a história da Agência Latino-Americana, considerando igualmente a biografia da sua proprietária (a reconhecida jornalista e publicitária Virgínia Quaresma) e a empresa publicitária sua homónima que estará na sua origem.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherICNOVA - Instituto de Comunicaçao da Nova-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAgências de notícias-
Palavras-chave: dc.subjectAgência Latino-Americana-
Palavras-chave: dc.subjectVirgínia Quaresma-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectDécada de 1920-
Título: dc.titleAgência Latino-Americana: um contributo para a história das agências de notícias em Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.