Seniores online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Carina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9778-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9778-
Descrição: dc.descriptionEsta investigação pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para promover uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através da utilização de dispositivos móveis táteis (DMT). O envelhecimento da população representa um dos desafios mais relevantes das sociedades do séc. XXI, do ponto de vista social, económico e político. Em toda a Europa, vários estudos revelam que a infoexclusão é um tópico de enorme relevo para as gerações mais velhas, tornando-se urgente criar iniciativas que contribuam para ajudar os mais velhos a interagir com as tecnologias digitais e a compreender os seus benefícios. Diversos estudos indicam que os seniores estão mais predispostos a utilizar DMT do que computadores, devido às suas caraterísticas e funcionalidades. O foco do estudo centrou-se nos smartphones e tablets, na mesma linha dos estudos efetuados sobre a terceira idade já que o ecrã tátil e a possibilidade de instalar aplicações móveis de forma simples e rápida, de acordo com as necessidades individuais, sem especificações técnicas, têm contribuído para que os indivíduos nesta faixa etária se apropriem destas tecnologias, mesmo sem qualquer experiência de navegação com os dispositivos. O objetivo do estudo foi investigar como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem, nas áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, no quadro de dois cenários de aprendizagem: um programa para seniores em zona urbana - e um programa para seniores numa região rural, ambas sedeadas no centro do País. O estudo contemplou a metodologia Design Based-Research (DBR), uma vez que partiu da análise de problemas existentes em contextos reais e procurou compreender de que forma os seniores, se apropriaram dos DMT, de modo a encontrar soluções inovadoras que os ajudassem a usar, de forma integrada e útil, os DMT no seu quotidiano. O estudo organizou-se em 4 fases, tendo como finalidade conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT pelos seniores nas suas atividades diárias. A primeira fase deste estudo, pretendeu caracterizar a forma como os seniores usaram os DMT nas suas atividades diárias e os motivos que conduziram à sua utilização/ não utilização nas suas rotinas diárias, através de inquéritos por questionário e sessões Focus-Group. A segunda fase consistiu no desenho e planificação do Modelo de Formação e planificação das Oficinas de Formação. Na fase subsequente, foram dinamizadas Oficinas de Formação temáticas, com o objetivo de testar estratégias pedagógicas específicas para a formação desta faixa etária, no que diz respeito ao uso e exploração dos DMT. Na quarta fase, procurou-se analisar a forma como os seniores percecionaram o uso dos DMT nas suas atividades diárias, após terem sido sujeitos a formação. Relativamente aos resultados do estudo, os dados indicam que, após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais. Quanto às estratégias pedagógicas implementadas no decorrer das oficinas, destaca-se a importância da criação de materiais de apoio adaptados, instruções claras, atividades significativas, apoio personalizado do formador, entre outros. Relativamente à perceção dos seniores do uso dos DMT após terem frequentado as Oficinas de Formação, observou-se que, de uma forma geral, consideraram as aplicações muito interessantes, úteis, exploradas em tempo adequado, de fácil compreensão no uso das rotinas, prevendo a sua continuidade. Assim, verificou-se que as Oficinas de Formação revelaram ter sido importantes, não só porque a maioria não conhecia as aplicações, tendo oportunidade de as aprofundar, como permitiu refletir e testar algumas estratégias pedagógicas capazes de auxiliar os seniores a explorar os seus DMT. O estudo também demonstrou que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado, uma vez que decorreram situações de Apropriação em ambos os Cenários de Aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThis investigation has been developed with the intent of contributing to the reduction of inequalities, by promoting a more effective elderly engagement in the digital society, through the use of tactile mobile devices. Aging represents one of the most important societal challenges of the 21st century, from a social, economic and political point of view. Several studies about infoexclusion have shown how relevant of a topic this is, specially concerning older generations, The studies, conducted across Europe, display the urgency for the creation of initiatives that contribute to help older people interacting with digital technologies and understanding their benefits in their daily lives. According to the results in these studies, senior citizens are more predisposed to use mobile devices than computers due to their touch features and functionality. This study focused the functionality and ease of use of smartphones and tablets in the same line of studies performed previously on senior citizens, as these types of devices, due to their tactile interaction possibilities, provide a quick and easy way to install and manage applications, without any required technical skills. These characteristics have contributed to a large adoption rate in the identified age gap. The aim of this study was to investigate how to promote the appropriation of tactile mobile devices by seniors in different learning scenarios, taking into account their needs. The study itself was conducted with two learning scenarios in mind: a program designed for seniors citizens in urban areas and one for those living in rural areas, both located in the center of Portugal. A Design Based Research (DBR) was considered in this study, due to the use of real applicational contexts and problem solving techniques as a way to understand how old age citizens make the various mobile devices available fit their lifestyles, in a useful and integral way. The study was organized in 4 stages, with the goal of designing and conceiving a learning model prototype that suits the needs of seniors citizens regarding mobile device usage. The first phase of this study intended to characterize the way seniors citizens used mobile devices in their daily activities, and the reasons for the use/non-use, through a questionnaire and Focus-Group sessions. The second phase consisted of the design and planning of the training model and the planning of training workshops. The subsequent phase led to thematic training workshops, with the objective of testing specific pedagogical approaches and strategies with this age gap in mind, always focussing on the exploration of tactile mobile devices. In the fourth phase we analyzed senior citizens’ perception of their use of mobile devices in their daily life, and how that perception changed after the training sessions. Regarding the results of the study, the data indicate that, after the workshops, the seniors of both scenarios, used mobile devices, essentially, in the areas of leisure, health and well-being, communication and socialization and creation of digital content. As for the pedagogical strategies implemented during the workshops, highlight the importance of creating adapted support materials, clear instructions, significant activities, personalized trainer support, etc. Regarding the perception of seniors after the workshops, they considered the applications very interesting, useful, explored in appropriate time, easy to understand, etc. Results have shown the importance of the workshops, not only as a way to show and promote the usage of new applications that made their lives easier (most didn't know the applications), but also by allowing them to strengthen their knowledge of mobile computing, testing new and existing pedagogical approaches to aid the exploration of the possibilities contained in their smartphones. The study also demonstrated that the adopted Training Model prototype proved to be adequate, since there were situations of Appropriation in both Learning Scenarios.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSéniores-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento ativo-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos móveis táteis-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas de Formação-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRegião Centro-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Palavras-chave: dc.subjectOnline seniors-
Palavras-chave: dc.subjectActive aging-
Palavras-chave: dc.subjectMobile devices-
Palavras-chave: dc.subjectAppropriation of mobile technologies-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleSeniores online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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