Lideranças em contexto de supervisão: modos de interação e práticas de trabalho colaborativo

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Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorCabral, Alexandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9774-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9774-
Descrição: dc.descriptionAs lideranças sustentáveis são eficazes quando na sua base está a congregação de vontades dos professores que assumem como sua a missão da escola (Hargreaves & Fink, 2007). Assim, a perspetivação de uma cultura de escola que se traduza no trabalho colaborativo, numa perspetiva de partilha e aprendizagem ao longo da vida, consubstanciando-se numa prática reflexiva, abrirá caminho a uma melhoria das práticas letivas. O coordenador de departamento, estrutura de liderança intermédia com responsabilidades supervisivas, enquanto par dos seus colegas, detém uma posição de relevância, pois a operacionalização das suas funções e a sua capacidade de articulação com a escola e os professores constituem o âmago do pulsar pedagógico da instituição. Com o presente estudo, visa-se compreender, relativamente a uma escola de terceiro ciclo e secundária, as perceções do papel do coordenador de departamento, sua relação com as restantes lideranças, e a evolução das formas de trabalho dos professores, tendo em conta as últimas alterações legislativas. Pretende-se contribuir para a reflexão da comunidade escolar sobre as práticas vigentes na escola e a sua evolução. Neste estudo de natureza qualitativa, a fonte primordial de recolha de dados foi a entrevista aberta a lideranças de topo e intermédias, e a outros professores. Foram observadas reuniões e outras sessões em torno do trabalho colaborativo e consultados documentos oficiais de escola, como o projeto educativo, o plano anual de atividades, o regulamento interno e outros, para enquadramento da análise às entrevistas. A informação foi cruzada e contextualizada, de modo a permitir a inferência de conclusões que espelhem os olhares dos que vivem o processo em análise. As conclusões preliminares apontam para diferentes perceções do papel do coordenador de departamento, bem como da articulação entre as lideranças intermédias. Na linha desta pluralidade de conceções e também das diferentes formas de estar e perceber a escola, verifica-se alguma diversidade de pontos de vista acerca do modo de entender o quotidiano do professor, nomeadamente no que se refere ao trabalho colaborativo entre pares, o que se traduz em termos de prática docente e de desenvolvimento profissional.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAFIRSE Portuga / Instituto de Educação da Universidade do Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenador de departamento-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança e supervisão pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleLideranças em contexto de supervisão: modos de interação e práticas de trabalho colaborativo-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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