Desenvolvimento de uma comunidade virtual de prática no contexto de um currículo de formação contínua de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorCourela, Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9773-
Descrição: dc.descriptionO estudo apresentado centra-se numa comunidade de prática constituída por docente e tutores (equipa docente) de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores dos ensinos básico e secundário. Este curso decorreu de acordo com o modelo pedagógico da Universidade Aberta de Portugal (UAb). A equipa docente estava familiarizada com esse modelo e seus artefactos, a que acresce a operacionalização de uma liderança distribuída, perspetivada como uma caraterística emergente de uma rede de interações ou de um grupo de pessoas. Neste sentido, os objetivos da investigação são: i) analisar a dinâmica conducente a uma liderança em contexto on line, isto é, a e-liderança distribuída pelos diferentes membros da equipa docente; ii) averiguar em que medida essa dinâmica contribuiu para o desenvolvimento profissional dos participantes. Do ponto de vista metodológico, seguiu-se uma abordagem interpretativa de inspiração etnográfica, focada nas interações assíncronas entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os participantes no estudo são os dez elementos da equipa docente responsável pela unidade curricular, todos eles profissionais de educação com experiência na formação contínua de professores realizada pela UAb. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão, em particular instrumentos de avaliação em formato digital, critérios de avaliação e comentários avaliativos. e de conversas informais entre os participantes. Os processos promotores da liderança distribuída encontram-se ancorados no modelo pedagógico da UAb; no caso em estudo, as opções e as características pessoais e profissionais da docente e dos tutores permitiram incrementar, de uma forma inovadora, as potencialidades conferidas pelo design da unidade curricular, nomeadamente no que se refere à participação ativa no fórum e ao acesso de todos os tutores à classe virtual assegurada pela docente. O recurso às tecnologias digitais, aliadas a uma perspetiva democrática e colaborativa, facilitaram a construção de uma liderança distribuída, a qual possibilitou a discussão e aprofundamento de conceitos relacionados com a avaliação em educação e com práticas pedagógicas. Estas condições foram essenciais no desenvolvimento de processos de articulação, no que concerne à avaliação digital dos desempenhos dos formandos.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAFIRSE Portugal / Instituto de Educação da Universidade do Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação digital-
Palavras-chave: dc.subjecte-liderança-
Palavras-chave: dc.subjectInovação curricular-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança distribuída-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleDesenvolvimento de uma comunidade virtual de prática no contexto de um currículo de formação contínua de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.