Formar supervisores em ambientes de aprendizagem virtual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Branca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9769-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10198/11435-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9769-
Descrição: dc.descriptionEsta comunicação é baseada num estudo que investiga como competências de reflexão e da partilha de conhecimentos e recursos podem ser desenvolvidas, com os pares em formação, num ambiente de aprendizagem virtual, aspetos centrais numa supervisão transformadora colocada ao serviço da melhoria de práticas e do interesse do coletivo. O mestrado em supervisão pedagógica coordenado pelas autoras é um curso que proporciona um enquadramento para profissionais ligados ao ensino, em contextos formais ou não formais, para refletir e desenvolver as suas práticas através da investigação e do envolvimento com importantes perspetivas teóricas e a literatura da especialidade. Pretende-se providenciar aos profissionais - professores e formadores nas diferentes áreas científicas - o desenvolvimento de competências de observação, comunicação, reflexão e de questionamento contínuo e sistemático sobre as práticas através da constituição de comunidades de aprendizagem profissional. Trata-se de um curso assente no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta, o qual é suportado em vários princípios dos quais se destacam a flexibilidade e a interação entendida como interação estudante-estudante, estudante-recursos e estudante-professor. A interação é desenvolvida através de grupos de discussão no interior de cada turma virtual. O planeamento prévio e estratégias desencadeadoras da aprendizagem orientam a natureza do trabalho, estimulando a iniciativa e o envolvimento dos estudantes. Dada a natureza das questões de investigação a abordagem qualitativa prevaleceu e os métodos usados para a recolha de dados incluíram a análise das interações produzidas nos fóruns bem como as diversas produções escritas dos estudantes. Os resultados preliminares revelam um envolvimento comprometido dos estudantes com incidência na discussão e partilha de materiais, atividades e conhecimentos e enfatizam implicações para o papel da reflexão no desenvolvimento de uma capacitação profissional crítica.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes de aprendizagem virtual-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleFormar supervisores em ambientes de aprendizagem virtual-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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