Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9756 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9756 | - |
Descrição: dc.description | A evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | The evolutionof technologies and communication networks have brought changes in society, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes and new teaching and learning scenarios. But no one, not even teachers who already adopted online environments in their practices, imagined that such a rapid and emergency change would be necessary, almost mandatory, due to the expansion of the coronavirus. In fact, with the abrupt arrival of the virus, educational institutions and teachers were forced to adopt distance learning practices, emergency remote teaching practices, very different from the practices of a quality digital education. Therefore, the goal of this paper is to present, in a resume way, the basic principles for the design of an online environment, whether with regard to its organization, communication, selection of resources, preparation and evaluation of e-learning activities. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Nove de Julho (UNINOVE) | - |
Relação: dc.relation | https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=17123 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia | - |
Título: dc.title | Moving from emergency remote teaching to digital education in times of pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: