O impacto do programa de Coaching educacional na integração de professores no uso de tecnologias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBidarra, José-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Marilene-
Autor(es): dc.creatorTrujillo, Diego Spitaletti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9755-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9755-
Descrição: dc.descriptionA uso de tecnologias e a introdução de novas metodologias nas escolas estão se tornando uma realidade cada vez mais comum, por conseguinte é importante que professores e instituições de ensino se atualizem e compreendam a seriedade de mudanças e de adaptações. Este trabalho apresenta uma análise realizada em uma escola regular bilíngue sobre a introdução de recursos tecnológicos e o suporte para os professore a partir de um programa de coachingde tecnologia educacional. A pesquisa foi baseada nas respostas de dois questionários e registros de reuniões em um intervalo de dois anos. Verificou-se que os professores desenvolveram confiança no uso de recursos digitais e eletrônicos e melhoraram suaspráticas em sala de aula com o uso guiado de tecnologias. A partir desses resultados, pode-se concluir que a presença de um especialista em tecnologias educacionais com abordagem de coachingimpacta consideravelmente o aprimoramento profissional dos professores e viabiliza um cenário positivo para introdução de recursos e de metodologias inovadoras.-
Descrição: dc.descriptionThe use of technologies and the introduction of new methodologies in schools are becoming an increasingly common reality, so it is important that teachers and educational institutions update and understand the seriousness of changes and adaptations. This work presents an analysis carried out in a regular bilingual school about the introduction of technological resources and the support for teachers from an educational technology-coachingprogram. The research was based on responses from two questionnaires and meeting records within a two-yearinterval. It was found that teachers developed confidence in the use of digital and electronic resources and improved their classroom practices with the guided use of technologies. From these results,we can conclude that the presence of a specialist in educational technologies with a coaching approachhas a considerable impact on the professional improvement of teachers, enabling a positive scenario for the introduction of innovative resources and methodologies.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCoaching-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleO impacto do programa de Coaching educacional na integração de professores no uso de tecnologias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.