Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do e-learning

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Marta-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorMouraz, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9748-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9748-
Descrição: dc.descriptionCongresso Internacional, realizado na Universidade da Madeira de 18-20 de novembro de 2019.-
Descrição: dc.descriptionDiretrizes internacionais têm vindo a salientar a importância de um referencial de qualidade que suporte a acreditação quer das Instituições de Ensino Superior (IES), quer dos seus ciclos de estudos (CE). Em Portugal os referenciais para a avaliação externa são definidos para todas as IES pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e encontram-se expressos no Regulamento nº392/20131. Sendo a Universidade Aberta a única instituição pública de ensino a distância (EaD) nem sempre os referenciais dão conta das especificidades organizacionais desta instituição e dos seus CE. A nível europeu, a European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA) desenvolveu um referencial, Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (EGS)2 (2015). Considerou-se que este referencial constituía um tronco comum que compreendia os processos de garantia da qualidade para e-learning. Contudo, três anos mais tarde (2018) a ENQA reconhece a necessidade de referenciais específicos que impulsionem as IES com EaD no seu desenvolvimento metodológico e melhoria contínua. Define, assim, um conjunto de considerações orientadoras, Considerations for Quality Assurance of e-learning provision3. O objetivo era o de criar um novo enfoque para domínios que requerem orientações sobre a sua aplicação em contextos de e-learning. Neste texto entendemos e-learning como o conjunto de processos de ensino e aprendizagem que são facilitados pelo uso das tecnologias digitais e em rede. E EaD aquela que engloba recursos, ferramentas e práticas que empregam uma estrutura de partilha aberta para melhorar a eficácia do acesso educacional e procura aumentar as oportunidades educacionais aproveitando o poder da Internet, permitindo uma disseminação rápida e essencialmente gratuita do conhecimento, bem como a conexão e colaboração entre pessoas (OED, 2018). Propomos neste texto apresentar e discutir resultados de um exercício em que se confrontam os referenciais de qualidade aplicados em Portugal pela A3ES e as considerações da ENQA para o e-learning, identificando pontos de convergência e de especificidade.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT– Fundação para a Ciência e a Tecnologia,I.P.,no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd-Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.-
Descrição: dc.descriptionN/A-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationPTDC/CED-EDG/30410/2017-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação externa-
Palavras-chave: dc.subjectReferenciais de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleOs referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do e-learning-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.