Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Abelha, Marta | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9748 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9748 | - |
Descrição: dc.description | Congresso Internacional, realizado na Universidade da Madeira de 18-20 de novembro de 2019. | - |
Descrição: dc.description | Diretrizes internacionais têm vindo a salientar a importância de um referencial de qualidade que suporte a acreditação quer das Instituições de Ensino Superior (IES), quer dos seus ciclos de estudos (CE). Em Portugal os referenciais para a avaliação externa são definidos para todas as IES pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e encontram-se expressos no Regulamento nº392/20131. Sendo a Universidade Aberta a única instituição pública de ensino a distância (EaD) nem sempre os referenciais dão conta das especificidades organizacionais desta instituição e dos seus CE. A nível europeu, a European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA) desenvolveu um referencial, Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (EGS)2 (2015). Considerou-se que este referencial constituía um tronco comum que compreendia os processos de garantia da qualidade para e-learning. Contudo, três anos mais tarde (2018) a ENQA reconhece a necessidade de referenciais específicos que impulsionem as IES com EaD no seu desenvolvimento metodológico e melhoria contínua. Define, assim, um conjunto de considerações orientadoras, Considerations for Quality Assurance of e-learning provision3. O objetivo era o de criar um novo enfoque para domínios que requerem orientações sobre a sua aplicação em contextos de e-learning. Neste texto entendemos e-learning como o conjunto de processos de ensino e aprendizagem que são facilitados pelo uso das tecnologias digitais e em rede. E EaD aquela que engloba recursos, ferramentas e práticas que empregam uma estrutura de partilha aberta para melhorar a eficácia do acesso educacional e procura aumentar as oportunidades educacionais aproveitando o poder da Internet, permitindo uma disseminação rápida e essencialmente gratuita do conhecimento, bem como a conexão e colaboração entre pessoas (OED, 2018). Propomos neste texto apresentar e discutir resultados de um exercício em que se confrontam os referenciais de qualidade aplicados em Portugal pela A3ES e as considerações da ENQA para o e-learning, identificando pontos de convergência e de especificidade. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT– Fundação para a Ciência e a Tecnologia,I.P.,no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd-Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho. | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | PTDC/CED-EDG/30410/2017 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação externa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referenciais de qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do e-learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: