O estado do conhecimento sobre competências digitais docentes: tendências e perspetivas internacionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCassundé, Fernanda Roda-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:29:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9718-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9718-
Descrição: dc.descriptionArtigo produzido no âmbito de Pós-DOC na UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo analisar a atual situação da produção científica internacional sobre competências digitais docentes. Para tanto foi realizada uma meta-análise dos artigos recuperados no Portal de Periódico da CAPES. Importa dizer que se optou pela busca no Portal de Periódico da CAPES porque, à época, este permitia o acesso da coleta de dados para este estudo, aos textos completos de artigos de mais de 38.000 publicações periódicas internacionais e 126 bases de dados (a exemplo do Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science e Web of Knowledge) com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), não sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. Após a coleta de dados, foram recuperados 175 artigos, sendo 37 considerados válidos para compor o corpus deste estudo. As conclusões revelam que o interesse maior dos pesquisadores é sobre as competências digitais docentes de uma maneira mais ampla e que, por exemplo, pouco se estuda sobre a sua transposição pedagógica. Os achados corroboram também com estudos anteriores com relação às múltiplas interpretações da compreensão do que seja competência digital. Também há indícios na literatura analisada do uso de mais de uma terminologia, inclusive no mesmo texto, de maneira indistinta e sinonímica, Este artigo tem como objetivo analisar a atual situação da produção científica internacional sobre competências digitais docentes. Para tanto foi realizada uma meta-análise dos artigos recuperados no Portal de Periódico da CAPES. Importa dizer que se optou pela busca no Portal de Periódico da CAPES porque, à época, este permitia o acesso da coleta de dados para este estudo, aos textos completos de artigos de mais de 38.000 publicações periódicas internacionais e 126 bases de dados (a exemplo do Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science e Web of Knowledge) com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Optou-se pela regra de exaustividade de Bardin (2011), não sendo definido corte temporal a priori para coleta de dados. Após a coleta de dados, foram recuperados 175 artigos, sendo 37 considerados válidos para compor o corpus deste estudo. As conclusões revelam que o interesse maior dos pesquisadores é sobre as competências digitais docentes de uma maneira mais ampla e que, por exemplo, pouco se estuda sobre a sua transposição pedagógica. Os achados corroboram também com estudos anteriores com relação às múltiplas interpretações da compreensão do que seja competência digital. Também há indícios na literatura analisada do uso de mais de uma terminologia, inclusive no mesmo texto, de maneira indistinta e sinonímica,-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to analyze the current situation of international scientific production on digital teacher competences. For that, a meta-analysis of the articles retrieved in the Portal of Periodical of CAPES was carried out. It is important to mention that we chose to search the CAPES Journal Portal because it allowed the access, at the time of data collection for this study, to full texts of articles from more than 38,000 international periodicals and 126 databases (such as Proquest, EBSCO, Science Direct, Emerald, Web of Science and Web of Knowledge) with document summaries in all areas of knowledge. We chose the exhaustion rule of Bardin (2011), and we do not define a priori temporal cut-off for data collection. After data collection, 175 articles were retrieved, of which 37 were considered valid to compose the corpus of this study. The conclusions reveal that researchers’ greatest interest is in digital teacher competencies in a broader way and that little is studied about pedagogical transposition, for example. The findings also corroborate previous studies regarding the multiple interpretations of the understanding of what is digital competence. There is also evidence in the analyzed literature of the use of more than one terminology, including in the same text, indistinctly and synonymously, to refer to digital skills.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil) à pesquisa-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/75/414330-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências digitais docentes-
Palavras-chave: dc.subjectMetaanálise-
Palavras-chave: dc.subjectTPack-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleO estado do conhecimento sobre competências digitais docentes: tendências e perspetivas internacionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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