Adolescentes imigrantes brasileiros no contexto escolar de Portugal: representações sociais e vivências psicoafetivas em contexto intercultural

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Autor(es): dc.creatorCoutinho, Maria da Penha de Lima-
Autor(es): dc.creatorRamos, Natália-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:29:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9679-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9679-
Descrição: dc.descriptionO vivenciar de situações de stresse, entre outras, derivadas do processo migratório e intercultural, envolve momentos de desorganização nas esferas afetivas e sociais e pode favorecer a emersão da Síndrome da Depressão, distúrbio psicoafetivo que pode afetar a integração e desenvolvimento dos adolescentes imigrantes. Os adolescentes migrantes além da crise vital própria da fase de desenvolvimento, enfrentam outras crises, em particular a incerteza quanto ao grupo de afiliação ou quanto ao significado da sua pertença ao grupo e é neste cenário que as instituições de ensino se apresentam como elo de inclusão ou exclusão social. Este estudo objetivou investigar os distúrbios psicoafetivos, em particular a depressão em adolescentes brasileiros migrantes, inseridos no contexto educacional de Portugal. A amostra foi constituída por 490 adolescentes, desses 82, eram migrantes brasileiros, com idade entre os 12 e os 17 anos. Nessa investigação foram utilizados os instrumentos: Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a Associação Livre de Palavras. O material recolhido pelo CDI foi processado pelo software SPSS (versão, 13) e os dados da Associação Livre de Palavras processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados pela Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados do CDI apontaram um índice epidemiológico de 22%. Também, através da análise das associações livres de palavras a depressão foi ancorada nas esferas psicoafetiva e físico/orgânica e fez emergir campos semânticos constituídos pelos elementos seguintes: problemas de relacionamento, dificuldade de aprendizagem, comportamentos de isolamento e anti-sociais (irritabilidade e agressão), ideias de suicido e morte. A tristeza e o pessimismo emergem como elementos figurativos desencadeados pela carência afetiva e pelo sentimento de rejeição. Espera-se que estes resultados venham auxiliar na elucidação etiológica da depressão em adolescentes migrantes, assim como, na compreensão da complexidade de fatores intervenientes no desenvolvimento, inclusão escolar e social e sucesso educativo dos jovens originários de outras culturas em contexto migratório.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEd. Milena Press-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectMigrações-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças migrantes-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes migrantes-
Palavras-chave: dc.subjectImigrantes brasileiros-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interculturais-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios psicoafectivos-
Palavras-chave: dc.subjectDepressão-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalization-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturality-
Palavras-chave: dc.subjectMigrations-
Palavras-chave: dc.subjectMigrant children-
Palavras-chave: dc.subjectMigrant adolescents-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian immigrant-
Palavras-chave: dc.subjectCultural diversity-
Palavras-chave: dc.subjectSocial representations-
Palavras-chave: dc.subjectHealth-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Palavras-chave: dc.subjectPsycho-affective disorders-
Palavras-chave: dc.subjectDepression-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectEducational success-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural relations-
Título: dc.titleAdolescentes imigrantes brasileiros no contexto escolar de Portugal: representações sociais e vivências psicoafetivas em contexto intercultural-
Título: dc.titleBrazilian immigrant adolescents in Portugal's school context: social representations and psycho-affective experiences in intercultural context-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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