Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Coutinho, Maria da Penha de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Natália | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:29:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:29:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9679 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9679 | - |
Descrição: dc.description | O vivenciar de situações de stresse, entre outras, derivadas do processo migratório e intercultural, envolve momentos de desorganização nas esferas afetivas e sociais e pode favorecer a emersão da Síndrome da Depressão, distúrbio psicoafetivo que pode afetar a integração e desenvolvimento dos adolescentes imigrantes. Os adolescentes migrantes além da crise vital própria da fase de desenvolvimento, enfrentam outras crises, em particular a incerteza quanto ao grupo de afiliação ou quanto ao significado da sua pertença ao grupo e é neste cenário que as instituições de ensino se apresentam como elo de inclusão ou exclusão social. Este estudo objetivou investigar os distúrbios psicoafetivos, em particular a depressão em adolescentes brasileiros migrantes, inseridos no contexto educacional de Portugal. A amostra foi constituída por 490 adolescentes, desses 82, eram migrantes brasileiros, com idade entre os 12 e os 17 anos. Nessa investigação foram utilizados os instrumentos: Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a Associação Livre de Palavras. O material recolhido pelo CDI foi processado pelo software SPSS (versão, 13) e os dados da Associação Livre de Palavras processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados pela Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados do CDI apontaram um índice epidemiológico de 22%. Também, através da análise das associações livres de palavras a depressão foi ancorada nas esferas psicoafetiva e físico/orgânica e fez emergir campos semânticos constituídos pelos elementos seguintes: problemas de relacionamento, dificuldade de aprendizagem, comportamentos de isolamento e anti-sociais (irritabilidade e agressão), ideias de suicido e morte. A tristeza e o pessimismo emergem como elementos figurativos desencadeados pela carência afetiva e pelo sentimento de rejeição. Espera-se que estes resultados venham auxiliar na elucidação etiológica da depressão em adolescentes migrantes, assim como, na compreensão da complexidade de fatores intervenientes no desenvolvimento, inclusão escolar e social e sucesso educativo dos jovens originários de outras culturas em contexto migratório. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Ed. Milena Press | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Migrações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças migrantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes migrantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigrantes brasileiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações interculturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios psicoafectivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Globalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Migrations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Migrant children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Migrant adolescents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian immigrant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural diversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social representations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psycho-affective disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational success | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural relations | - |
Título: dc.title | Adolescentes imigrantes brasileiros no contexto escolar de Portugal: representações sociais e vivências psicoafetivas em contexto intercultural | - |
Título: dc.title | Brazilian immigrant adolescents in Portugal's school context: social representations and psycho-affective experiences in intercultural context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: