A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Autor(es): dc.creatorBrás, Sílvia-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:29:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9650-
Descrição: dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).-
Descrição: dc.descriptionÉ indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, efetuamos partilhas, trabalhamos e aprendemos. As redes sociais assumem aqui uma posição proeminente pela forma como se interage e se constroem comunidades virtuais de partilha, com interesses e objetivos comuns. O seu crescimento é exponencial, diferindo na forma como são utilizadas e se posicionam, indo do entretenimento ao desenvolvimento de ambientes pessoais de aprendizagem, consoante o propósito e a presença social que cada identidade digital define. Com este texto pretende-se apresentar uma reflexão direcionada para a compreensão dos fenômenos que estão subjacentes a estes espaços de aprendizagem, na sua relação com a informação, os objetos de aprendizagem e o conhecimento. Para o efeito, revisitam-se conceitos fundamentais, que se articulam com o de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, nomeadamente os conceitos de sociedade em rede, cibercultura, abertura, obsolescência do conhecimento e conhecimento conectivo. Emerge, da nossa reflexão, que estamos perante uma rede que se posiciona como uma interface educativa, portadora de conhecimento distribuído pelos nós e pelos fluxos proporcionados pela conexão que cada indivíduo é capaz de concretizar. Desta forma, este ambiente de aprendizagem a distância permite, como nunca, o acesso à informação, ao conhecimento e aos outros. Consumidores e reprodutores podem tornar-se também produtores, emergindo as Redes Sociais que se estabelecem na Internet como um terreno fértil que importa considerar para nos espaços e comunidades digitais de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThere is no doubt about the impact that the new technologies have on the way we daily interact, share, work and learn. The social networks assume a prominent position as they affect the way we interact and build virtual communities of sharing, with common interests and aims. Their growth is exponential, differing in the way they are used, ranging from the entertainment to the development of the personal learning environments, depending on the purpose and the social presence that each digital identity defines. In this text, we aim at reflecting on the understanding of the phenomena underlying these spaces of learning, namely the Personal Learning Environments, in their relationship with information, learning objects and knowledge. Moreover, we will revisit the core concepts of networked society, cyberculture, openness, obsolescence of knowledge, and the connectivism theory. From our reflection emerges a network as an educational interface, conveying knowledge distributed by the nodes and by the flows provided by the connection that each individual is able to achieve. Thus, this distance learning environment allows, as never before, to access, for instance, to information or knowledge. Consumers and reproducers can also become producers in social networks, on the Internet, fertile grounds that must be considered for digital learning spaces and communities.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade em rede-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade digital-
Palavras-chave: dc.subjectPresença social-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes pessoais de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork society-
Palavras-chave: dc.subjectSocial network-
Palavras-chave: dc.subjectDigital identity-
Palavras-chave: dc.subjectSocial presence-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal learning environments-
Título: dc.titleA rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais-
Título: dc.titleThe network as an educational interface: revisiting core concepts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.