Liderança(s) e inovação tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:29:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9642-
Descrição: dc.descriptionOs sistemas de gestão das escolas, onde cada vez mais as tecnologias digitais estão presentes, têm provocado alterações na organização escolar e nos modos de comunicação entre os diversos atores educativos e, em particular, os vários departamentos. Por sua vez, as tecnologias digitais incorporadas na vida diária das pessoas suscitam o desenvolvimento de estudos a vários níveis, sobretudo sobre o impacto nas formas de aprender e de comunicar. A investigação tem vindo a direcionar-se para estudar estes fluxos de informação e as novas formas de comunicação nos diferentes tipos de redes que se constituem. Deste modo, torna-se premente conhecer estes diversos movimentos, compreender como as tecnologias digitais influenciam a comunicação e o tipo de interação entre os professores, entre estes e os órgãos diretivos e as comunidades educativas, bem como identificar funções e papéis que são reclamadas nos próximos cenários digitais, ou seja, como é que os líderes pedagógicos interagem e se posicionam nas redes das escolas, entre as escolas e as comunidades locais. Nesta paisagem, um conceito - e-liderança – emerge e admite-se um novo paradigma que busca suporte em modelos já consolidados nos cenários presenciais. Este artigo argumenta sobre as potencialidades das tecnologias digitais na extensão da liderança distribuída e a importância no estudo da complexidade das entidades organizativas para o desenvolvimento de novas competências e a assistência dos líderes que trabalham nessas organizações. Uma análise sistemática das redes locais proporciona lentes através das quais se evidencia a capacitação das organizações educativas para a mudança e inovação.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7396-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades profissionais de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjecte-liderança-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas em rede-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança distribuída-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Título: dc.titleLiderança(s) e inovação tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.