Family Business Successful Succession Material de Formação Módulo 3 “Estratégias de Crescimento para Empresas familiares”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPorfírio, José-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorCarrilho, Tiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:29:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9502-
Descrição: dc.descriptionEste módulo tem sete objetivos de aprendizagem a partir de várias atividades propostas para ajudar os formandos a adquirir novas competências e apoiá-los no processo que conduz à definição e implementação de uma estratégia no contexto das Empresas familiares. Os resultados da formação permitem realçar a interconexão entre a empresa familiar e a família, e o porquê e como a família deve estar envolvida na estratégia das Empresas familiares. A definição das atividades leva em consideração a extensa experiência de gestão dos atuais gestores e o interesse no potencial contacto de longo prazo dos sucessores com as Empresas familiares. Por esta razão, em vez de uma abordagem teórica, optou-se por desenvolver uma abordagem centrada em casos que permita que os formandos encontrem as soluções, enquanto o formador clarifica algumas questões metodológicas (por exemplo, no presente módulo, alguns detalhes adicionais relativos às ferramentas de gestão estratégica mais tradicionais e mais recentes), à medida que estas vão sendo levantadas na discussão entre formandos e formadores. Resultados da Formação: • Compreender a importância da estratégia para o crescimento da empresa familiar; • Compreender possíveis abordagens e diferentes oportunidades de crescimento estratégico; • Conceber e desenvolver planos de crescimento de longo prazo; • Avaliar estratégias e oportunidades para o crescimento; • Calcular os recursos, parcerias e sinergias necessários; • Executar as decisões estratégicas; • Motivar os stakeholders das empresas familiares a apoiar tais decisões. Para alcançar estes objetivos os formandos serão convidados a desenvolver as seguintes atividades: 1. Ler e refletir sobre os diferentes casos de estratégia propostos; 2. Efetuar um diagnóstico da posição estratégica da Empresa Familiar – Como é que o crescimento e a estratégia podem ser úteis para a empresa familiar? Como é que a sua empresa está preparada para enfrentar os desafios estratégicos? E a família? 3. Desenvolver o conhecimento de ferramentas mais tradicionais de estratégia, como a análise SWOT, o modelo das 5 forças de Porter, ou o BSC (Balanced Scorecard), e de outras mais recentes como o BOS (Blue Ocean Strategy), ou o BMC (Business Model Canvas).-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationFABUSS - Family Business Successful Succession-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectSucessão em empresas familiares-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de crescimento-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectODS::12:Produção e Consumo Sustentáveis-
Título: dc.titleFamily Business Successful Succession Material de Formação Módulo 3 “Estratégias de Crescimento para Empresas familiares”-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.