A literatura para a infância na construção de uma consciência ambiental no jardim-de-infância: a colaboração da biblioteca escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorCosta, Maria do Carmo da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:29:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9407-
Descrição: dc.descriptionAbordar a Educação Ambiental na Educação Pré-escolar através da exploração de histórias infantis tem ocorrido frequentemente, sendo uma mais-valia para a prática pedagógica e possibilitando, assim, um avanço significativo na qualidade da educação. As bibliotecas escolares têm hoje grande influência no desenvolvimento do prazer e do hábito de ler e frequentar uma biblioteca. A biblioteca escolar constitui-se também como uma importante ferramenta de colaboração e impulsionadora de processos construídos e vividos no decorrer da prática educativa. Nesta perspetiva, retrata-se neste trabalho o percurso investigativo desenvolvido no âmbito de um estudo de caso com um grupo de crianças de um Jardim de Infância. A intervenção realizada foi esboçada de acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), com o Projeto Curricular do Agrupamento (PCA) / Desenho Curricular para a Educação Pré-Escolar do Agrupamento e com o Projeto Educativo do Agrupamento (PE), articulando-se com o Plano Anual de Atividades (PAA). Com este estudo desejou-se conhecer as perceções das crianças em relação ao ambiente e a uma consciência ecológica, através de um conjunto de atividades realizadas a partir de livros infantis. Pretendeu-se compreender se as mesmas têm reflexo nas práticas adotadas pelas crianças. Procurou-se, ainda, identificar linhas de interseção entre os planos estéticos e lúdico da Literatura para Crianças e as suas virtualidades pedagógicas, especificamente no que toca à literacia ecológica.-
Descrição: dc.descriptionTo talk about Environmental Education to pre-school education students through the reading and exploitation of children stories happens frequently and it is very important to the pedagogical practice and thus leading to a big progress in the quality of education. Nowadays school libraries have great influence on the development of the pleasure and the habit of reading and attending a library. A school library is also an important tool of collaboration and it promotes processes that were built and experienced during the educational practice. In this perspective, we can see with this work the investigative progress developed with a group of children from a kindergarten. The study was led according to the Curricular Orientation to a Pre-school Education, the School Curricular Project and Curricular Structure to a Pre-school Education and with the Educative Project in conjunction with the Annual Plan of Activities. With this research I tried to know the children’s perceptions towards the environment and an environmental awareness through a group of activities carried out from children’s books. I tried to understand if they reflect the activities performed by the children. Also sought to identify lines of intersection between the entertaining and pedagogical goals of Literature to Children and his pedagogical virtues, specifically with regard to ecological literacy.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia-
Palavras-chave: dc.subjectJardins de infância-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative work-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental values-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::13:Ação Climática-
Título: dc.titleA literatura para a infância na construção de uma consciência ambiental no jardim-de-infância: a colaboração da biblioteca escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.