Aspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBatoréo, Hanna-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Nuno-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Soraia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/9349-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9349-
Descrição: dc.descriptionEdição actualizada do livro publicado em 2015.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem por objetivo refletir sobre alguns aspetos da situação do Português como Língua Oficial (LO) em Timor-Leste (TL) e sobre a forma como a língua portuguesa (LP) é estudada, perspetivada e avaliada, assim como ensinada dez anos depois da independência do país (2002 – 2012), numa sociedade multilingue como a timorense (cf. Bibliografia). Num primeiro momento, propomo-nos refletir acerca da competência comunicativa de aprendentes/falantes de português língua não materna (PLNM) em que esta assume características de L2 (Lourenço 2011). Pretende-se, ainda, apresentar propostas para uma clarificação da análise da componente escrita, de modo a consciencializar os utilizadores da língua para o seu nível de proficiência em língua portuguesa num determinado momento de aprendizagem. Num segundo momento, na sequência de Almeida (2011 e 2012), reflete-se sobre o PLNM na administração pública em TL, relatando dois exemplos de experiência profissionais específicos: o dos cursos de PLNM para a administração pública e o do funcionamento do projeto da consultoria linguística. Por fim, num terceiro momento, foca-se o interesse sobre os prós e os contras da introdução do recém-apresentado projeto Política da Educação Multilingue Baseada na Língua Materna (cf. Batoréo 2012).-
Descrição: dc.descriptionFCT, no âmbito da investigação desenvolvida no CLUNL - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLidel-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlurilinguismo em Timor-Leste-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês como Língua Oficial (LO) em Timor-Leste-
Palavras-chave: dc.subjectSituação linguística em Timor-Leste-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês Língua Não-Materna (PLNM)-
Palavras-chave: dc.subjectProficiência linguística-
Palavras-chave: dc.subjectConsultoria linguística-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica da educação multilingue-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição e Aprendizagem do PLNM em Timor-Leste-
Título: dc.titleAspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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