Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Moreira, Darlinda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:29:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:29:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/9341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/9341 | - |
Descrição: dc.description | Os contextos e as condições laborais estão em rápida mudança exigin- do aprendizagens permanentes. Entre as mudanças de maior visibilida- de e impacto encontra-se a tecnologia e a consequente automatização e digitalização do trabalho que, a par com a mobilidade e os processos de globalização da economia, conduzem à maior diversidade humana no local de trabalho. Este artigo começa por analisar, por um lado, as implicações formativas das mudanças introduzidas no local de trabalho que se encontram relacionadas com os desafios da multiculturalidade e respetiva emergência de práticas profissionais interculturais que reque- rem competências culturais e, por outro, através do exemplo do deno- minado teletrabalho, trabalho a distância ou trabalho móvel, a expansão da tecnologia digital e da automatização e respetivos efeitos nos em- pregos, colocando a problemática da sua expansão, limites e desafios. Por último, apresenta-se uma reflexão em torno das mudanças laborais referidas, em conjunção com as competências chave necessárias à constituição de propostas de formação que pretendem adultos mais ap- tos para integrar economias e postos de trabalho em redes móveis, glo- bais e virtuais, as quais se revelam associadas aos “6Cs” da educação e formação ao longo da vida, ou seja, pensamento Crítico/Conhecimento, comunicação, colaboração, cultura, criatividade e conectividade. | - |
Descrição: dc.description | Working contexts and conditions are rapidly changing requiring permanent learning. Among the most visible and impactful changes is technology and the consequent automation and digitization of work that, together with mobility and the globalization processes of the economy, conduce greater human diversity in the workplace. This paper begins by analysing, on the one hand, the formative implications of changes in the workplace that relate to the challenges of multiculturalism and the emergence of intercultural professional practices that require cultural competences and, on the other, the expansion of technology automation and their labour implications, throughout the example of the so-called teleworking, distance work or mobile work, raising the issue of its expansion, limits and challenges. Finally, there is a reflection on the referred work changes, in conjunction with the key competences necessary for the development of education and training proposals that target a better integration of adults in mobile, global and virtual job networks. These proposals are associated with the “6Cs” of lifelong education and training, ie knowledge/critical thinking, communication, collaboration, culture, creativity and connectivity. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ao longo da vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Local de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências culturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lifelong education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Workplace | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural competencies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Change | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::08:Trabalho Digno e Crescimento Económico | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural | - |
Título: dc.title | Lifelong education for the global and intercultural workplace | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: